Dificuldade de aprendizagem ou TDAH? Saiba como diferenciar

Ao longo do ano letivo, muitas famílias e professores começam a perceber desafios no desempenho escolar das crianças. Dificuldades para manter o foco, compreender conteúdos e acompanhar o ritmo da turma são queixas frequentes. Mas como saber se esses sinais indicam uma dificuldade de aprendizagem ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?

De acordo com a psicóloga clínica e psicopedagoga Roberta Passos, especialista em Neuropsicologia pelo IPQ-FMUSP, a distinção entre essas condições é fundamental para garantir a intervenção correta e o suporte adequado.

“Nem toda dificuldade na escola significa que a criança tem TDAH. O transtorno envolve sintomas persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que impactam várias áreas da vida, não apenas o aprendizado. Já as dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a fatores emocionais, pedagógicos ou até a transtornos específicos, como a dislexia”, explica.

Muitas vezes, o excesso de diagnósticos precipitados pode levar a intervenções inadequadas. Por isso, a avaliação correta por um profissional capacitado é essencial.

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

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