Fruta mais consumida no DF, goiaba melhora a pele e reduz colesterol

Embora o Distrito Federal seja conhecido por abrigar a tradicional Festa do Morango, em Brazlândia, a fruta mais consumida e produzida na capital federal foi a goiaba. Em 2024, foram mais de 7 mil toneladas de goiabas colhidas em uma área plantada de 434 hectares.

Na semana passada, Brazlândia sediou a 10ª Feira da Goiaba, que contou com 36 estandes dedicados à comercialização da fruta e seus derivados, além de um espaço especial para artesanato e paisagismo.

Muito consumida in natura ou em sucos, a goiaba também pode ser utilizada em receitas como bolos, vitaminas, molhos e sobremesas. Rica em fibras, vitaminas A, B1 e C, cálcio, fósforo e ferro, ela também auxilia na redução do colesterol e contém baixos níveis de açúcar, gordurabrazlandias e calorias.

Com goiaba em abundância no território candango, o Metrópoles mostra os benefícios que o fruto traz para a saúde. Confira:

3 imagens

A goiaba é uma fruta tropical que beneficia, inclusive, a pele

Brasília recebe evento dedicado à goiaba
1 de 3

A casca da goiaba contém antioxidantes poderosos, como os flavonoides e a vitamina C

Gettyimages

2 de 3

A goiaba é uma fruta tropical que beneficia, inclusive, a pele

Pexels

3 de 3

Brasília recebe evento dedicado à goiaba

Reprodução

Confira seis benefícios do consumo da goiaba para a saúde:

1 – Diversidade de formas de consumo

A goiaba é uma fruta extremamente versátil. Além de ser consumida crua, pode ser transformada em sucos, smoothies, geleias ou até sorvetes naturais, como o sorbet, que é feito apenas com a fruta, sem adição de leite.

2 – Variedade de nutrientes

A goiaba é uma excelente fonte de vitamina C, fibras, antioxidantes e potássio, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

3 – Saúde da pele

O consumo diário de goiaba pode beneficiar a saúde da pele devido ao alto conteúdo de vitamina C e antioxidantes.

“Esses nutrientes promovem a produção de colágeno, protegem contra os danos causados pelos radicais livres, mantêm a pele hidratada e contribuem para uma aparência jovem e saudável”, explicou Rayanne.

4 – Controle do açúcar

Devido ao seu baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, a goiaba ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, retardando a absorção de açúcar e melhorando a sensibilidade à insulina.

5 – Redução do colesterol

A goiaba é rica em fibras solúveis, como a pectina, que auxiliam no controle do colesterol ao favorecer a eliminação de gordura pelas fezes.

6 – Controle da pressão arterial

Por ser rica em potássio, a goiaba contribui para o controle da pressão arterial, ajudando a prevenir a hipertensão, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.