Freelancer no mercado tech: dicas de como aproveitar as oportunidades

Com o mercado de trabalho volátil, vagas freelancer ou PJ (pessoa jurídica) se tornaram uma saída para as empresas. Hoje, esse tipo de contrato está ligado a limitações financeiras, demandas pontuais e até mesmo os desafios de encontrar talentos qualificados. Na área de tecnologia, o trabalho freelancer, às vezes, se torna um primeiro passo quase que necessário.

  • Principais aplicativos para freelancers
  • Como fazer um portfólio | 10 sites e aplicativos

Foi assim há 10 anos para a engenheira de software e criadora de conteúdo Karol Attekita. Ela conta que estava na faculdade de Artes Visuais quando descobriu a programação para conteúdos visuais e quis seguir o sonho de infância de trabalhar no desenvolvimento de jogos. “Foi uma forma de entrar no mercado num momento em que não havia tanta contratação de quem não tinha diploma”, lembra sobre a transição na carreira. 

Com o tempo, a desenvolvedora precisou quebrar algumas barreiras e desmistificar o trabalho freelancer em relação à estabilidade financeira e ao modelo home office. Segundo ela, a adaptação a essa realidade ficou mais fácil à medida em que se viu com mais oportunidades de trabalho em outros estados, morando em Goiás, mais habilidades profissionais e liberdade.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Agora contratada em uma empresa internacional, Karol diz que trabalhar com diferentes áreas, desde o desenvolvimento de aplicativos de agronegócio, saúde aos jogos, foi muito agregador para a sua carreira.

“Acredito muito em medir o seu trabalho pela sua produtividade, pelo valor que você entrega. Para mim, o freelancer representa isso. […] Além de ser muito bom tecnicamente [como programador], você tem que saber gerenciar sua questão financeira, prospectar clientes, enviar propostas”, explica. 

Mais autonomia para os profissionais

A flexibilidade do mercado de trabalho e a possibilidade de desenvolver novas habilidades são alguns dos principais atrativos das oportunidades freela, avalia o cofundador e Head de Produto & Marketing da BossaBox João Zanocelo, startup especializada em montar times sob demanda.

Um estudo divulgado pela empresa mostrou que 86% das lideranças de Produto e Tecnologia afirmam ter problemas em recrutar talentos. A principal dificuldade (32%) é a busca por mão de obra qualificada. A pesquisa foi realizada em 2024 com a participação de 521 lideranças.

código programação
Desenvolvedores freela devem aprimorar habilidades de negócio, diz especialista. (Imagem: Reprodução/Freepik)

O especialista analisa que, dentro da tecnologia, há diversos processos que podem contar com freelancers mesmo diante da presença da inteligência artificial nas atividades. Segundo ele, os profissionais PJ terão que encontrar maneiras de otimizar e apresentar valor no trabalho e se diferenciar no mercado

“Desenvolvedores vão passar a ser cada vez mais profissionais de negócio. Ou seja, vão precisar de planejamento, gestão, entendimento de negócio, porque no futuro eles vão estar numa posição muito mais de grandes orquestradores de agentes de IA, de ferramentas de LLM”, afirma Zanocelo.

Dicas de como prosperar sendo freelancer

Investir em cargos freelancer exige tanto um alinhamento de expectativas do profissional, quanto das empresas. Em relação à estabilidade financeira, por exemplo, o especialista da BossaBox diz que as empresas podem oferecer a realocação do profissional para outros projetos.

É preciso levar em conta também as suas características pessoais para considerar não priorizar contratos CLT. Karol dá dicas do que aprendeu nos seus 10 anos de carreira freelancer:

  • Saber ‘se vender’: montar um bom portfólio que consiga passar quais habilidades foram importantes no projeto e como isso resolveu a ‘dor’ do cliente;
  • Ser profissional: ter compromisso com o serviço e a empresa;
  • Fazer networking e prospectar: entregar valor e profissionalismo também pode gerar indicações para novos trabalhos;
  • Atentar-se nos contratos: pensar em se resguardar nos cenários mais improváveis possíveis, até mesmo em cláusulas de prazo para o cliente aprovar o seu serviço;
  • Ter planejamento: nem sempre haverá tantas demandas e para isso será necessário uma reserva financeira.

Você também pode ler mais sobre mercado de trabalho em outras matérias do Canaltech:

  • Alta procura e pouca qualificação: mercado de TI vai enfrentar desafios em 2025
  • Futuro do trabalho: como resgatar o lado humano na era da IA?
  • 10 cursos de IA online do nível básico à especialização

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.