No fim de março, a Oppo lançou seus dois novos smartphones intermediários no mercado brasileiro: o Oppo Reno 13 e o Reno 13 F. Apesar de pertencerem à mesma linha, cada um desses modelos é direcionado a um público diferente, já que ambos destoam bastante em termos de performance.
- 6 celulares para você comprar de olhos fechados em 2025
- Recondicionado ou seminovo? Saiba a diferença e qual vale mais a pena
O Canaltech teve a oportunidade de testar as duas novidades por alguns dias e hoje respondemos à pergunta: qual deles vale mais a pena comprar? Confira nossa comparação e tire suas próprias conclusões:
- 📱 Compre o Reno 13 e o Reno 13 F com preços mais baixos pelo WhatsApp do CT Ofertas
Oppo Reno 13
O Oppo Reno 13 se encaixa naquele grupo de “intermediários premium”, consistindo em um modelo altamente resistente (com classificação IP69) e com performance surpreendente. Isso justifica o fato do celular ter sido lançado a R$ 5.499 no Brasil – um valor que certamente não é baixo e está bem acima do que estamos acostumados a ver em intermediários.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Começando pela tela, ele conta com um display de 6,59 polegadas com tecnologia AMOLED e taxa de atualização de 120 Hz, proporcionando cores muito vivas e imagens bem fluidas. O celular também é bem bonito em termos de design, trazendo um aspecto de “tecido enrugado” bem elegante na carcaça.
O smartphone conta com um poderoso chip Dimensity 8350 da Mediatek e 12 GB de RAM, o que o torna um dispositivo bem recomendado para quem gosta de jogar no celular ou usa apps pesados com frequência.

Ele apresentou uma performance satisfatória em todos os jogos testados, apesar de sofrer com leves “engasgos” para renderizar gráficos tridimensionais vez ou outra.
Outro ponto baixo é o controle térmico do dispositivo – o celular esquenta muito ao rodar alguns jogos, ao ponto de se tornar incômodo de segurar devido às laterais de alumínio.
A bateria, por outro lado, é destaque, com capacidade de 5600 mAh. Nos testes realizados, o dispositivo gastou cerca de 20% da carga total após seis horas realizando diversas atividades exigentes, incluindo vídeos e jogos.
Com um uso mais básico e esporádico no dia a dia, o smartphone consegue passar mais de 24 horas sem precisar de uma nova recarga tranquilamente.

Por fim, o conjunto de câmeras também é bem decente, contando com 50 MP tanto na lente principal quanto na frontal. A qualidade da câmera traseira é nitidamente maior, mas ambas são capazes de gravar com resolução 4K e 60 fps. Também temos diversos recursos de IA à disposição, podendo editar imagens com muito mais profundidade.
Oppo Reno 13 F
O Oppo Reno 13 F seria uma versão mais básica do Reno 13, se enquadrando melhor como um intermediário comum. Ele é inferior em termos de desempenho, mas muitas características do Reno 13 estão presentes aqui, fazendo deste um bom custo-benefício para quem procura apenas um celular para uso básico no cotidiano. O preço também é mais convidativo: o modelo saiu a R$ 3.699 no Brasil.
Começando pela parte positiva, ambos os smartphones têm o mesmo visual, então a elegância do Reno 13 se repete aqui. A tela do Reno 13 F é ligeiramente maior, com 6,67 polegadas, mas o restante permanece idêntico.

Um detalhe interessante é a bateria, que chega a ser melhor que a do Reno 13, com 5.800 mAh; é uma diferença mínima que, na prática, não muda nada em autonomia, mas pode estender um pouco mais a vida útil da bateria.
O conjunto de câmeras também é praticamente igual, com exceção da frontal, que cai de 50 para 32 MP; ainda assim, a qualidade da lente principal continua satisfatória. Já o desempenho acaba tendo o maior downgrade do conjunto, dessa vez trazendo um chip Snapdragon 6 Gen 1 da Qualcomm, mas mantendo os 12 GB de RAM.
Isso não quer dizer que o Reno 13 F não serve para jogos, mas ele definitivamente é mais limitado para essa função. Ele se sai bem com apps simples, mas ao tentar rodar algo mais pesado e com gráficos 3D, as limitações do hardware ficam evidentes.

Qual vale mais a pena?
A resposta para essa pergunta depende exclusivamente das suas expectativas em relação ao seu próximo smartphone.
Quem deseja mais potência deve ficar com o Oppo Reno 13, enquanto aqueles que querem apenas um celular para usar no cotidiano vão se dar muito bem com o Reno 13 F.
Ambos oferecem conectividade 5G, biometria facial e IA refinada, então em termos de recursos, qualquer opção lhe servirá bem.







É válido reforçar que, neste período de lançamento, o Reno 13 e está mesmo o 13 F estão saindo por um valor muito alto.
Pelo mesmo preço ou até menos, já é possível levar um top de linha do ano como o Galaxy S24 ou um iPhone 15, que valem mais apena que os Reno 13 e 13F.
O mais apropriado seria esperar a poeira baixar para adquiri-lo em uma boa promoção – o que certamente não deve demorar.
Leia mais no Canaltech:
- Tarifas para o iPhone e outros eletrônicos vão retornar em breve, confirma EUA
- Xiaomi prepara top de linha com bateria recorde de 7.000 mAh; saiba mais
- Depois do Notebook da Motorola, Acer vai lançar celular em parceria com Amazon
Saiba o que significa a restrição do iOS na Europa para download de apps paralelos:
Leia a matéria no Canaltech.