São Paulo — Um vídeo flagrou um motociclista sendo arrastado por uma enxurrada em Santo André, na Grande São Paulo, durante as fortes chuvas que atingiram o ABC Paulista nesse sábado (19/4). Em duas horas, Diadema e Santo André registraram um volume de chuva previsto para mais de 20 dias.
O que aconteceu
- Nas imagens, registradas do alto de um prédio, é possível ver a motocicleta caindo e sendo levada pela força da água, levando consigo o motoqueiro. O caso aconteceu no cruzamento das avenidas Firestone e Santos Dumont, no centro de Santo André.
- Em seguida, um outro motociclista que viu o que estava acontecendo parou sua moto no acostamento da avenida e foi em direção ao homem para socorrê-lo.
Veja:
- As imagens também mostram o alagamento das ruas do entorno, todas embaixo d’água após o transbordamento do rio Tamanduateí e do córrego Ribeirão Guarara.
- De acordo com levantamento do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Santo André registrou 79 mm de chuva, enquanto em Diadema choveu 84 mm.
- Em São Bernardo do Campo, a Defesa Civil também realizou chamados para alagamentos na região. O bairro mais afetado foi o Galileia, onde algumas residências foram invadidas.
- Já a capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos durante a tarde, principalmente nos bairros da zona sul, entre Ipiranga, Jabaquara e Cidade Ademar.
Sirene no litoral
No litoral sul paulista, a chuva desse sábado fez com que ao menos 17 pessoas fossem evacuadas na região do Morro do Bio, no Guarujá, após um deslizamento de terra. A situação fez com que a Defesa Civil emitisse um alerta extremo por meio do acionamento remoto de sirenes, como uma orientação para que as pessoas deixassem suas casas. Ninguém ficou ferido.
“Foi acionado o sistema de alerta Cell Broadcast, emitido no modo Extremo para a região, bem como o Sistema de Alarme Remoto (SISAR)”, informou a Defesa Civil. O temporal deixou ruas da cidade completamente alagadas, assim como em vias da cidade de Santos.