Canonização de Carlo Acutis é suspensa após morte do Papa Francisco

A cerimônia de canonização de Carlo Acutis, conhecido como o “padroeiro da internet”, foi suspensa após a morte do Papa Francisco, informou o Vaticano nesta segunda-feira (21). O evento estava marcado para o próximo domingo (27), na Praça São Pedro, em Roma.

Até o momento, a Santa Sé não anunciou uma nova data para a cerimônia nem detalhes sobre a retomada do processo de canonização.

As informações são do portal G1.

Peregrinação de Brusque

Peregrinos da região deram início à viagem com destino ao continente europeu na manhã desta segunda-feira (21/4) em Florianópolis (SC). Além do Vaticano, onde iriam acompanhar a canonização do novo Santo da Igreja Católica, o roteiro também inclui passagens por Assis e Roma, ambas na Itália. O grupo conta com a orientação espiritual do Padre Rodrigo Tascheck, SCJ, que, através das redes sociais, também lamentou a morte do Papa.

Quem foi Carlo Acutis

Carlo Acutis morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. Natural da Itália, destacou-se ainda na adolescência por seu talento com tecnologia e pela dedicação à fé. Criou um site para catalogar milagres e usava a internet para divulgar conteúdos cristãos. Ficou conhecido na Igreja como o “influencer da santidade”.

Em 2019, o Vaticano reconheceu seu primeiro milagre: a cura de uma criança no Brasil, que teria ocorrido após o menino tocar uma peça de roupa com sangue de Carlo. O episódio aconteceu em 2010, em Campo Grande (MS), durante uma missa celebrada pelo padre Marcelo Tenório na Paróquia São Sebastião. Segundo a família, a criança sofria de problemas graves no pâncreas e apresentava quadro de desnutrição, mas se recuperou após o contato com a vestimenta.

Em outubro de 2020, Carlo foi beatificado, e seu corpo passou a ser venerado no Santuário do Despojamento, em Assis, onde permanece em bom estado de conservação.

Neste ano, o Papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído ao jovem: a cura de uma jovem na Costa Rica após um acidente, abrindo caminho para sua canonização — que agora aguarda nova definição de data.

A morte do Papa Francisco

O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), às 7h35 no horário do Vaticano (2h35 em Brasília). Ele tinha 88 anos e liderava a Igreja Católica desde 2013. Ao longo de seus quase 12 anos de pontificado, foi uma das figuras mais influentes da Igreja contemporânea.

Primeiro papa jesuíta e latino-americano da história, Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936. Foi eleito o 266º papa após a renúncia de Bento XVI, tornando-se também o primeiro pontífice da era moderna a assumir o cargo nessas circunstâncias.

Em nota oficial, o Vaticano afirmou:
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.”

Com a morte do Papa, a Igreja Católica agora se prepara para o conclave que elegerá seu sucessor. Até lá, todas as cerimônias e decisões papais, como a canonização de Carlo Acutis, permanecem suspensas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.