Presidente da FIFA, Gianni Infantino, publicou um texto em homenagem ao papa Francisco. O dirigente relembrou encontros que teve com o líder da igreja católica, que morreu nesta segunda-feira (21/4), aos 88 anos.
“Estou profundamente entristecido com o falecimento do Papa Francisco. Tive o privilégio de passar alguns momentos com ele em diversas ocasiões, e ele sempre demonstrou seu entusiasmo pelo futebol, enfatizando o papel fundamental que nosso esporte desempenha na sociedade, particularmente na educação e proteção de crianças em todo o mundo”, escreveu Infantino.
Apaixonado por futebol, Infantino revelou que o papa acreditava que o futebol era o “esporte mais belo do mundo” e ressaltou a importância dele como força unificadora global e como uma influência positiva para o bem.
Confira o texto de Gianni Infantino na íntegra:
Presidente da FIFA, Gianni Infantino
“Estou profundamente entristecido com o falecimento do Papa Francisco.
Tive o privilégio de passar alguns momentos com ele em diversas ocasiões, e ele sempre demonstrou seu entusiasmo pelo futebol, enfatizando o papel fundamental que nosso esporte desempenha na sociedade, particularmente na educação e proteção de crianças em todo o mundo.
— O futebol é o esporte mais belo do mundo… — estas foram suas palavras.
No início deste ano, durante a Cúpula de Líderes Mundiais pelos Direitos das Crianças no Vaticano, ele reafirmou sua esperança no futebol como uma força unificadora global e como uma influência positiva para o bem.
Sei o quanto ele significava para a comunidade católica como líder da Igreja em todo o mundo. Através de sua mensagem de esperança e paz, que ele compartilhou inclusive no último Domingo de Páscoa, ele nos deu o exemplo. Meus sinceros sentimentos a todos que o conheceram, sua comunidade, familiares e amigos. As orações de toda a família do futebol estão com ele. Que descanse em paz.”
Ver essa foto no Instagram
Relembre a trajetória do papa:
- Francisco foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI após a renúncia.
- Jorge Bergoglio nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936, filho de imigrantes italianos.
- Formado em química, decidiu seguir a vida sacerdotal aos 20 anos, em 1958.
- Papa Francisco lecionou na Faculdade de São Miguel e obteve doutorado em teologia pela Universidade de Freiburg, na Alemanha.