Hugo Calderano se aproxima de despedida do clube alemão TTF Liebherr Ochsenhausen, pelo qual atuou por nove temporadas. O brasileiro deixou o nome na história do tênis de mesa após ser o primeiro não asiático ou europeu a conquistar a Copa do Mundo da modalidade, nesse domingo (20/4). Calderano desbancou o chinês Lin Shidong, líder do ranking do mundial, por quatro sets a um.
Agora, o mesa-tenista tem o futuro indefinido, tanto em relação à equipe que irá representar quanto à comissão técnica. Além do TTF Liebherr Ochsenhausen, o adeus também pode ser para Thiago Monteiro, treinador de Hugo. Representante do Brasil em três Olimpíadas, Thiago foi uma das peças que levaram Hugo ao pódio mundial. Ainda não há confirmação sobre o futuro da parceria, mas é provável que se encerre em breve.
Calderano ainda disputa a Bundesliga de Tênis de Mesa pelo TTF Liebherr Ochsenhausen, na semifinal, no próximo 27 e 30 de abril, contra o FC Saarbrücken-TT. Caso avance para a final, o brasileiro pode tentar encerrar a trajetória no clube positivamente. O campeonato é um velho conhecido para o atleta, que já foi campeão, assim como a Copa da Alemanha.