Fiéis se reúnem e missa em sufrágio ao papa Francisco tem início

Teve início as 14h (no horário de Brasília), desta segunda-feira (21/4), a missa em sufrágio ao papa Francisco. O evento marca o início dos ritos após a morte do pontífice e acontece na Basílica de São João de Latrão, em Roma.

A missa em sufrágio é celebrada com o objetivo de interceder pela alma dos mortos. A cerimônia será conduzida pelo cardeal Baldo Reina.

Após o sufrágio, às 15h, será feito o rito de constatação da morte de Francisco, liderado pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica. Em seguida, o corpo do papa será colocado no caixão. Além de membros da Igreja, devem participar da cerimônia familiares de Francisco.

Com a morte do papa Francisco, a cerimônia seguirá um novo protocolo litúrgico, definido pelo próprio pontífice em abril de 2024 e publicado oficialmente em novembro do mesmo ano.

3 imagens

1 de 3

Dicastério para a Comunicação

2 de 3

Getty Images

3 de 3

Getty Images


Como será o velório do papa

  • Diferentemente do que ocorreu com pontífices anteriores, o corpo do papa Francisco não passará pelo Palácio Apostólico. Ele será diretamente levado à Basílica de São Pedro, onde ocorrerá o velório.
  • O corpo ficará em um caixão simples, diretamente sobre o solo da Basílica, e não em um esquife elevado, como era tradição.
  • Antigamente, o papa era enterrado em três urnas (cipreste, chumbo e carvalho). Agora, será apenas uma: uma estrutura única de madeira revestida com zinco, refletindo o estilo mais humilde do pontífice argentino.
  • Outra decisão inédita de Francisco foi o local de seu sepultamento. Ele optou por não ser enterrado na Basílica de São Pedro, onde repousam outros papas, mas sim na Basílica de Santa Maria Maggiore, uma das igrejas marianas mais importantes de Roma.
  • Após o funeral, a Igreja iniciará os “novendiales”, período de nove dias consecutivos de missas e orações pela alma do papa.

A missa teve início com a Oração do Rosário recitada pelo cardeal Mauro Gambetti.

O pontífice morreu durante a madrugada desta segunda-feira (21/4) — manhã na Itália —, em sua residência no Vaticano. O religioso enfrentava uma complicada recuperação de um quadro grave de pneumonia.

Ele ficou internado por cerca de 40 dias após ser diagnosticado com pneumonia dupla. Nesse sábado (19/4), ele apareceu em público, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. No Domingo de Páscoa (20/4), fez aparição pública na Praça de São Pedro para abençoar os fiéis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.