Nome de papa Francisco será omitido na liturgia das missas

O papa Francisco morreu, aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21/4), em sua residência oficial, na Casa Santa Marta, no Vaticano. Com a Sé vacante, de acordo com a tradição da Igreja Católica, na oração eucarística e em outras orações, na parte que se nomeiam o papa e o bispo do lugar, o nome de Francisco será omitido.

Por exemplo, quando o papa está vivo reza-se: “Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja…do nosso Papa, do nosso Bispo”. Quando o papa morre e, no período em que um novo pontífice não é apontado a oração é: “Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja…do nosso Bispo”.

Na parte citada a cima, não se reza nem pelo papa falecido, nem pelos cardeais e nem pelo papa que será eleito. O Papa Francisco deve ser mencionado entre os defuntos.

Morte do papa

O Vaticano divulgou, na tarde desta segunda-feira (21/4), as causas da morte do papa Francisco. De acordo com comunicado da Santa Sé, o falecimento ocorreu devido a um AVC cerebral, coma e colapso cardiocirculatório irreversível.

Ainda segundo o comunicado, o quadro do pontífice foi agravado devido ao episódio recente de insuficiência respiratória aguda em pneumonia multimicrobiana bilateral, além de bronquiectasias múltiplas, pressão alta e diabetes tipo II.

“Declaro que as causas da morte, segundo meu conhecimento e consciência, são as acima indicadas”, diz o texto, assinado pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Vaticano, professor Andrea Arcangeli.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.