Intensos no sabor, os vinhos tintos também têm uma cor marcante, como o nome indica. Essa intensidade, por outro lado, pode parecer um pesadelo quando ocorre um “deslize” com a taça. Há quem evite servi-los em certas ocasiões, por receio das temidas manchas de vinho. Todo cuidado é bem-vindo, claro, mas com métodos simples, é possível recuperar peças marcadas com aquele gole que escapou. Para isso, a coluna reuniu cinco dicas da personal organizer Valéria Albernaz.
Antes de apresentar as recomendações da especialista, é importante destacar que o melhor é sempre limpar o mais rápido possível, antes que a mancha seque. “A limpeza na hora permite que você não tenha que usar produtos muito corrosivos, que podem comprometer a qualidade do tecido”, explica Valéria. Dito isso, vem descobrir o que fazer nesses casos!

1. Lavanda
Agora que você sabe que limpar o mais rápido possível é a melhor opção, há uma forma de fazer isso até mesmo em restaurantes. Caso ocorra um acidente com a taça de tinto, peça imediatamente ao garçom uma lavanda, que consiste em água quente, gotas de detergente neutro e limão.
A mistura, normalmente disposta em uma tigela, costuma acompanhar pratos que sujam os dedos. Com a mancha ainda úmida, use um guardanapo de tecido e a lavanda para limpar.

2. Vinho branco
Isso mesmo: dá para limpar manchas de vinho tinto com… mais vinho! Mas, neste caso, o branco, que ajuda a neutralizar a mancha escura.

3. Vinagre e água morna
Outro método indicado pela personal organizer é uma mistura com 1 parte de água morna para 3 partes de vinagre. “Despeje o líquido sobre o tecido e deixe agir de 10 a 15 minutos. Depois disso, é só lavar normalmente”, recomenda.

4. Limão e sal
A dica número 4 é espremer um limão em cima da mancha, jogar um pouco de sal por cima e esfregar. A mistura deve agir no tecido entre 30 minutos e 1 hora. Por fim, lave com água morna e sabão.

5. Secou, e agora? Recorra aos produtos tira-manchas
Marcas de vinho tinto secas exigem um pouco mais de trabalho. Neste caso, a recomendação é usar produtos apropriados para remoção de manchas sem resíduos, encontrados no mercado. É importante se atentar aos que são voltados para roupas brancas e os que servem para roupas coloridas.
Existe também um detergente para pré-lavagem conhecido por tirar ferrugem, mas que indicado para vários tipos de manchas: café, ketchup, batom, chocolate, batom, mostarda, cosméticos, sangue, frutas e sucos, tinta de caneta esferográfica e, claro, vinho. Como qualquer produto, leia as instruções antes de usar.

Valéria Albernaz acrescenta que, seja de qual forma mancha for retirada, a peça pode ser lavada normalmente depois. A propósito, as dicas acima também servem para toalhas de mesa e tapetes. Agora que você já sabe o que fazer, aproveite para conferir os truques da personal organizer para limpar tênis brancos e a razão pela qual o sapólio não é recomendado para lavagem de roupas brancas, ao contrário do que vídeos apontam nas redes sociais.
Na galeria abaixo, aprenda o que significa cada símbolo nas etiquetas das roupas, com os cuidados para conservá-las: