O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, onde está em recuperação após uma cirurgia realizada no dia 13 de abril para tratar uma obstrução intestinal. Nesta segunda-feira (21), ele atualizou seu estado de saúde pelas redes sociais com a frase: “Um dia de cada vez”.
Segundo o boletim médico divulgado nesta segunda, Bolsonaro apresenta boa evolução clínica. Os drenos abdominais foram retirados e o curativo da incisão cirúrgica, ao ser trocado, mostrou “excelente aspecto”. O ex-presidente está sem febre, com pressão arterial controlada e permanece recebendo alimentação exclusivamente por via intravenosa.
Apesar do quadro estável, ele segue em jejum oral e passa por reabilitação intensificada com sessões de fisioterapia motora. A recomendação médica continua sendo a de que não receba visitas neste momento.
Em publicação nas redes sociais, Bolsonaro agradeceu as mensagens de apoio recebidas:
“Sigo internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)… Os drenos do abdômen foram retirados e o curativo da incisão cirúrgica foi trocado, apresentando melhorias significativas”, escreveu. Ao final, reforçou: “Agradeço o carinho e a compreensão de todos neste momento. Um dia de cada vez!”
A cirurgia faz parte de uma série de procedimentos realizados desde a facada sofrida por Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018. Desde então, ele passou por diversas intervenções no sistema digestivo.
A recuperação segue sendo monitorada por uma equipe multidisciplinar, composta por cirurgiões, cardiologistas e intensivistas. Ainda não há previsão de alta.