

O grupo pretende prestar homenagens ao Papa Francisco – Foto: Blog do Jaime/Instagram
Um padre de Indaial e 32 peregrinos do Vale do Itajaí integram um grupo catarinense que estará presente no funeral do Papa Francisco. O grupo liderado pelo padre João Bachmann ficou sabendo da morte do líder religioso enquanto estava no aeroporto, na segunda-feira (21).
A visita coincidiu com uma peregrinação que já estava programada. “Com certeza, vamos participar do velório do Papa Francisco, que deixa um legado na nossa Igreja Católica de 12 anos de pontificado”, disse o padre no vídeo publicado por Jaime Batista, do Blog do Jaime.
Os peregrinos de Indaial, Blumenau e Gaspar, devem chegar em Roma nesta terça-feira (22). O roteiro inclui a Terra Santa, Israel, Jerusalém. Segundo o padre João Bachmann, o Vaticano está no cronograma de visitas e o grupo pretende prestar homenagens no funeral do Papa Francisco.
Morte do papa Francisco
O mundo se despede de um dos líderes religiosos mais influentes da história moderna. Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, em Buenos Aires, Argentina, morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, em Roma.
Ele foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a assumir o pontificado, marcando seu papado com um estilo simples e comprometido com os mais necessitados.
Funeral do Papa Francisco
Segundo o Vaticano, o corpo do Papa Francisco foi colocado no caixão na segunda-feira (21), às 15h, em uma cerimônia reservada na capela da residência Santa Marta, onde o pontífice vivia. O rito será conduzido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Romana.
Atendendo o pedido feito em vida, Francisco ordenou que os rituais fúnebres fossem simplificados. O corpo será acomodado em um caixão simples de madeira, revestido com zinco, e ficará com a tampa aberta para a despedida dos fiéis.
A partir desta terça-feira (22), o corpo do pontífice será exposto por três dias na Basílica de São Pedro, onde fiéis poderão prestar as últimas homenagens. Pela tradição, o funeral papal ocorre seis dias após a morte e é presidido pelo decano do Colégio.
Quem foi Papa Francisco?
Batizado Jorge Mario Bergoglio, Francisco era membro dos jesuítas desde 1958, antes de se tornar papa. Ele atuou como Arcebispo de Buenos Aires e cardeal, conhecido pelo estilo de vida simples e proximidade com os pobres.
Em 13 de março de 2013, foi eleito o 266º papa da Igreja Católica, quebrando o ciclo de líderes europeus escolhidos para o cargo.
Conforme a tradição religiosa, escolheu o nome Francisco para representar seu papado, em referência a São Francisco de Assis e sua devoção aos mais necessitados.