Cidade de SC é a melhor do Brasil para investir em imóveis, aponta ranking

Investir em imóveis em São José, foto área mostra cidade de São José em dia de céu azul

Investir em imóveis em São José pode render até 16% ao ano, apontou pesquisa- Foto: Divulgação/ND

São José foi eleita como a melhor cidade para investir em imóveis do Brasil, segundo o ranking My Side. O levantamento considera que é possível ter um lucro de 16,6% ao ano caso uma pessoa compre um imóvel na cidade da Grande Florianópolis, alugue por cinco anos e depois venda.

A pesquisa considerou a valorização dos imóveis e o rendimento acumulado com aluguel entre 2019 e 2025, com base no índice mensal FipeZap+.

O levantamento somou o rendimento do aluguel com a valorização do preço do imóvel no período. O lucro de 16,6% ao ano seria possível em um cenário onde a pessoa que compre um imóvel, o alugue por cinco anos, com uma taxa de ocupação de 90%, e depois o venda.

Para avaliar o lucro ao investir em imóveis, o ranking incluiu os custos referente a manutenção e venda do imóvel, incluindo impostos, despesas gerais, taxas cartoriais, etc.

Além de São José, o ranking também apontou Florianópolis e Joinville entre as melhores cidades do Brasil para investir em imóveis do Brasil.

  1. São José (SC) – 16,6% ao ano
  2. Goiânia (GO) – 15,1% ao ano
  3. São José dos Campos (SP) – 14,6% ao ano
  4. Curitiba (PR) – 13,3% ao ano
  5. Florianópolis (SC) – 13,1% ao ano
  6. Praia Grande (SP) – 12,8% ao ano
  7. Barueri (SP) – 12,1% ao ano
  8. Joinville (SC) – 11,5% ao ano
  9. Santos (SP) – 10,6% ao ano
  10. Recife (PE) – 9,8% ao ano

Só com aluguel, lucro cai para 6,36% ao investir em imóveis em São José

Apesar do lucro com o aluguel e valorização do imóvel somados, o rendimento para quem compra apenas para alugar foi de 6,36%, conforme o índice FipeZap+ de dezembro de 2024, divulgado em janeiro.

Conforme o índice, o metro quadrado alugado em São José custa, em média, R$ 43,85/m². O valor coloca São José em 18º lugar no ranking de rentabilidade.

Já o metro quadrado do imóvel à venda no município da Grande Florianópolis valia R$ 8.010/m² em dezembro de 2024. O valor coloca a cidade com o 14º metro quadrado mais caro para investir em imóveis do Brasil.

Em julho de 2024, o cenário era semelhante e na época, a economista Laura Pacheco, do Instituto Brasileiro de Finanças, explicou que a baixa rentabilidade do aluguel está ligada ao aumento no preço de venda de imóveis em Santa Catarina.

“Em geral, quando o imóvel vai ficando muito, muito caro, acaba sendo mais difícil rentabilizar. Tanto que pensando em estratégias de investimento no mercado imobiliário com o objetivo de fazer renda, faz muito mais sentido comprar imóveis mais baratos do que imóveis mais caros”, explicou.

Segundo ela, em um contexto em que o rendimento do aluguel não acompanha o aumento no valor de venda dos imóveis para morar, quem se beneficia é o inquilino.

“Vale a pena alugar na perspectiva de quem está alugando, porque para quem é proprietário do imóvel, quanto mais alto o preço do imóvel, mais difícil ele rentabiliza percentualmente pelo preço que vale o imóvel”, pontuou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.