O Supremo Tribunal Federal (STF) receberá nesta quarta-feira (23/4) a visita oficial do presidente do Chile, Gabriel Boric. Ele será recebido pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso.
A reunião está prevista para ocorrer no início da tarde, no Salão Nobre do STF, em Brasília. A visita faz parte da agenda oficial do presidente chileno no país e pretende estreitar os laços entre os dois países e seus respectivos poderes públicos.
Boric desembarcou no Brasil, na noite de segunda-feira (21/4) em meio a uma agenda voltada ao fortalecimento das relações bilaterais, com foco em temas como direitos humanos, meio ambiente e integração regional. O encontro com o ministro Luís Roberto Barroso ocorre em um momento de reaproximação diplomática entre os dois países, após anos de posições políticas divergentes entre os governos.
Na manhã desta terça, o líder chileno, se encontrou com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para discutir novas medidas diplomáticas, como o avanço do projeto do Corredor Rodoviário Bioceânico, rota de integração entre países sul-americanos e o mercado da Ásia no Pacífico.
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil é o principal destino das exportações chilenas na região, enquanto o Chile é o terceiro maior mercado para os produtos brasileiros.
Durante o encontro, Boric e Lula defenderam a integração entre países sul-americanos em meio a atual guerra tarifária promovida pelo governo de Donald Trump.
Após a reunião, o chileno falou à imprensa sobre a importância de sustentar os laços diplomáticos.