Na noite de segunda-feira (21/4), o Obelisco de Buenos Aires foi iluminado com uma projeção especial em homenagem ao papa Francisco, que faleceu aos 88 anos devido a um AVC e falência cardíaca irreversível. A imagem do pontífice, acompanhada da frase “rezem por mim”, foi exibida no monumento, simbolizando o luto nacional e a conexão profunda entre o papa e sua cidade natal.
A homenagem no Obelisco é parte de uma série de tributos prestados ao papa Francisco em toda a Argentina. Além da projeção, missas e cerimônias religiosas estão sendo realizadas em diversas igrejas, incluindo a Basílica de San José de Flores, onde o papa sentiu sua vocação sacerdotal.
Veja vídeo:
Jorge Mario Bergoglio, nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, fez história como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica. Sua escolha do nome Francisco refletiu seu compromisso com os pobres e marginalizados, inspirando-se em São Francisco de Assis.
O velório do papa Francisco está previsto para começar na manhã de quarta-feira (23/4), no Vaticano, e será aberto aos fiéis. Já o funeral foi marcado para a manhã de sábado (26/4), quando as 5h de sábado (no horário de Brasília) a Santa Missa Exequial será celebrada na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista. Após o término da missa fúnebre, o corpo do pontífice seguirá em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado.