O Vaticano divulgou, na terça-feira (22/4), imagens do corpo do papa Francisco dentro do caixão. Em um vídeo, cardeais aparecem, em cerimônia fechada, rezando diante da presença do corpo do santo padre. Na gravação, a urna tem ao lado dois soldados postados em pé.
O papa Francisco morreu na segunda-feira (21/4) de um acidente vascular cerebral (AVC) e de uma falência cardíaca irreversível, conforme divulgado pelo próprio Vaticano.
O velório do pontífice está marcado ser iniciado nesta quarta-feira (23/4), quando o corpo do papa será levado da capela da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro. No local, o corpo poderá ser visitado por fiéis até a sexta-feira (25/4).
Veja vídeo:
Ver essa foto no Instagram
O funeral aberto do papa Francisco está marcado para a manhã do sábado (26/4). Houve a confirmação da presença de vários líderes mundiais, entre eles o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja, assim como o casal real espanhol e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. O rei Charles III da Inglaterra será representado pelo príncipe William. Também confirmaram presença o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
O papa, que assumiu o posto em março de 2013, fez mudanças na legislação do Vaticano no que diz respeito aos protocolos de funerais. Com a mudança, as celebrações serão mais simples, uma das marcas de Francisco.