Tarcísio não será candidato à Presidência, diz Kassab sobre 2026

O presidente do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo, Gilberto Kassab, disse nesta quarta-feira (23/4) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não será candidato à Presidência em 2026. Tarcísio é um dos principais nomes cotados na direita para concorrer ao cargo no lugar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível.

Kassab afirmou que dentro do PSD existe a pré-candidatura à presidência do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), mas  reconheceu que se Tarcísio resolver sair candidato, a sigla deverá rediscutir a candidatura de Ratinho.

“O Tarcísio tem dito que não é candidato. E o que eu sinto no partido, e no próprio Ratinho, é que o Tarcísio saindo, acho que essa questão tem que ser discutida. Mas o Tarcísio não será, ele tem dito. O Tarcísio quer continuar governador de São Paulo”, afirmou o presidente do PSD ao sair do Congresso Nacional.

Kassab voltou a afirmar que vê em Ratinho um “excelente candidato”. “Eu vejo ele sempre sendo bem recebido nos estados”, argumentou.

Com a indefinição sobre o futuro político de Bolsonaro, a centro-direita e a direita ainda não endossam nenhum dos pré-candidatos colocados na disputa eleitoral de 2026. Além de Tarcísio e Ratinho, existem outros nomes na direita que se colocam como pré-candidatos: o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

O único consenso existente entre esses nomes é de que quem ganhar a “bênção” de Bolsonaro para ser candidato terá mais chances na disputa. O comparecimento de todos esses governadores ao evento pelo projeto de anistia no Congresso foi a demonstração de que o candidato forte da direita passará pelo crivo do ex-presidente.

“Eduardo Leite no PSD é sonho antigo”

O presidente do PSD comentou a possível ida do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), para o PSD. Segundo Kassab, a filiação de Leite no partido é “um sonho antigo”. No entanto, ele evitou adiantar as negociações.

“Eduardo Leite é um sonho antigo. Mas é um governador de estado e o que eu posso dizer para vocês, é que caso ele decida por sair do PSDB, nós vamos nos esforçar muito para que ele possa ser um filiado nosso. Mas não vamos adiantar as coisas. Isso está sob a condução dele. O que eu posso dizer é que o partido, todos nós, temos uma admiração muito grande por sua carreira”, declarou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.