A UEFA está avaliando modificar algumas regras da Champions League para a próxima temporada. Em 2024, a entidade europeia de futebol divulgou o novo regulamento, mas pode já ter novas mudanças. Segundo o jornal alemão Bild, seriam três alterações e uma delas pode acontecer graças ao Arsenal.
O clube inglês esboçou preocupação com a quantidade de jogos de volta como visitante. Com isso, a UEFA pode ter como novo fator determinante de quem será o mandante das revanches a campanha na primeira fase. Ou seja, os times com melhor desempenho nas classificatória decidiriam em casa.
Outra mudança seria o fim da prorrogação. Na fase de mata-mata, quando os times estão empatados na disputa, o jogo tem mais 30 minutos extras de jogo, antes de ir para os pênaltis. Com a suposta alteração, assim que encerrado o tempo regulamentar, a decisão iria para pênaltis, a fim de poupar os jogadores de desgaste físico.
Por fim, a terceira nova regra seria que clubes do mesmo países só poderão se enfrentar a partir das quartas de final. Esse bloqueio geográfico existia na competição, mas a UEFA o removeu, possibilitando que rivais locais pudessem se cruzar desde as oitavas. Mas, segundo a entidade, clássicos “precoces” podem não gerar tanto interesse para o público.