Estudantes da UNIFEBE publicam artigos em revista química têxtil nacional

A Revista Química Têxtil da ABQCT – Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis, publicada em março deste ano, conta com dois artigos desenvolvidos pelos estudantes do curso de Pós-Graduação MBA em Gestão da Cadeia Têxtil da UNIFEBE. Os materiais, disponibilizados no periódico nacional de referência para o setor, são frutos das pesquisas desenvolvidas pelos alunos durante o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC da especialização.

Nos artigos, os estudantes apresentam os resultados das ações realizadas nas suas respectivas empresas de atuação. “Os trabalhos enfatizam o perfil do nosso curso de pós, que prima pela aplicação prática desses estudos para atender às reais necessidades da indústria”, destaca o orientador das pesquisas e coordenador do curso de MBA em Gestão da Cadeia Têxtil, professor Wallace de Nobrega Lopo.

As pesquisas
O primeiro artigo publicado nesta edição da revista é de autoria do acadêmico Herbert Lima Lauriano. O material apresenta a proposta criada pelo estudante para a padronização de estampas por sublimação, visando melhorar os processos, otimizar os setups de maquinários e entregar resultados consistentes em diferentes tipos de materiais, mantendo a qualidade. De acordo com Herbert, a ideia de pesquisar sobre o tema é fruto de anos de trabalho na área e os resultados para a indústria impactam diretamente na melhoria do processo e na otimização de custos. “É extremamente gratificante receber reconhecimento pelo empenho dedicado ao trabalho. É uma honra poder compartilhar este conhecimento em uma revista especializada no setor têxtil”, revela Herbert.

No artigo do acadêmico Roberto Santos Entreportes, a busca por inovações nos processos de tingimento é apresentada de uma forma diferente e fora do convencional. O estudante revela que o interesse pelo tema surgiu com o intuito de buscar maneiras para diminuir o tempo de tingimento de malhas com duas fibras, mantendo a qualidade e aumentando a produção. Com a pesquisa, o profissional identificou que seria possível produzir mais, com menos utilização de insumos como água e energia térmica.

“Espero que o trabalho possa contribuir com outras empresas, principalmente para aqueles que têm começado agora, para poderem realmente pensar cada vez mais em algo sustentável na indústria. Que consigamos fazer mais com menos. Acredito que toda vez que você executa um trabalho dessa grandeza, você contribui com a indústria e, consequentemente com a geração de empregos”, avalia Roberto.

Os artigos completos estão disponíveis na versão digital da Revista.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Unifebe

Adicionar aos favoritos o Link permanente.