Chef dá 4 dicas para ajudar a preparar o filé de frango perfeito

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil é um dos países em que a população mais consome frango, ocupando a sexta posição do ranking. O alimento costuma ser ingerido de diversos modos, e o preparo tende a ser um desafio para alguns iniciantes no comando do fogão.

Caso considere um perrengue preparar frango, o chef João Felippe ensina quatro dicas que irão te ajudar a fazer o alimento sem pirar. Idealizador do perfil do Instagram OlhaQLoko, o especialista em gastronomia revela usar as táticas no dia a dia para obter um resultado bem passado e delicioso.

4 imagens

Segundo João Felippe, os bifes devem estar sequinhos antes de irem para a chapa

O chef deu dicas de como preparar o filé de frango perfeito
Quando na frigideira, os bifes de filé de frango não podem ser virados mais de uma vez
1 de 4

O especialista sugere cortar o filé em vários bifes

Getty Images

2 de 4

Segundo João Felippe, os bifes devem estar sequinhos antes de irem para a chapa

Getty Images

3 de 4

O chef deu dicas de como preparar o filé de frango perfeito

Getty Images

4 de 4

Quando na frigideira, os bifes de filé de frango não podem ser virados mais de uma vez

Getty Images

Abaixo, confira as técnicas do ex-participante do Masterchef Brasil para preparar o filé de frango perfeito.

1. Anatomia do frango

O expert em gastronomia aconselha nivelar a altura do filé de frango. Vale destacar que o alimento comprado tanto no supermercado quando no açougue costuma ser bem grosso de um lado e, na outra extremidade, afina. João Felippe endossa que preparar o filé dessa forma irá prejudicar o resultado.

“Se você colocar o filé de frango sem nivelá-lo em uma chapa, para chegar no ponto na parte mais grossa, vai demorar um pouco mais e, quando isso acontecer, terá tostado o lado mais fino”, esclarece o influenciador. Ele salienta que a altura do bife deve ser uniforme.

Foto de filé de frango - Metrópoles
É preciso cortar o filé de frango em bifes em uma altura uniforme

“O jeito mais prático é abrindo o filé de frango, cortando em bifes que permitam ter a mesma altura do começo até o fim”, instrui o especialista. O chef ressalta que outro método indicado é o formato borboleta: “Corte o filé ao meio e, quando chegar na outra extremidade, pare”.

2. Tempero e “sequinho”

Quem costuma ter dúvidas se deve temperar o filé de frango antes ou depois de colocá-lo na panela, João Felippe detalha que pode ser previamente, com “sal, pimenta-do-reino, alho e vinagre”. Entretanto, ao pôr na chapa, o bife precisa estar “sequinho”.

“Na hora de colocar o bife do filé de frango na chapa, tente levá-lo o mais sequinho possível”, indica o chef.

Foto de filé de frango - Metrópoles
O influenciador de gastronomia indica usar determinados temperos

3. Ponto da chapa

O influenciador de gastronomia receita colocar um pouco de água na frigideira antes de preparar o filé de frango. A técnica tem por objetivo mostrar o ponto ideal da chapa para adicionar o bife e conquistar uma receita suculenta.

“Se possível, coloque um pouco de água na frigideira já quente, enquanto borbulhar e evaporar, a chapa ainda não está no ponto certo. Quando a água ficar deslizando, significa que a frigideira está pronta para receber o bife”, orienta o especialista.

4. Virar o bife apenas uma vez

Conforme João Felippe, o bife de filé de frango não pode ser virado de um lado para o outro diversas vezes. “É uma única vez”, pondera.

“Esse tipo de bife você não fica mexendo de um lado para o outro. Deixe até chegar no ponto certo em uma superfície para virar uma única vez. Se o seu filé tiver nivelado em 1,5 cm x 1,5 cm, serão três minutos de um lado. Vire e espere o mesmo período na outra parte”, direciona o chef.

Foto colorida de filé de frango em tábua, rodeado por alface e tomate - Metrópoles
O chef João Felippe explica sobre o preparo do filé de frango

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.