Em meio às incertezas envolvendo os desdobramentos da guerra comercial travada entre Estados Unidos e China, os principais índices das bolsas de valores de Nova York operavam em leve alta na manhã desta quinta-feira (24/4).
O que aconteceu
- Por volta das 11h20 (pelo horário de Brasília), o índice Dow Jones registrava ganhos de 0,37%, aos 39,7 mil pontos.
- O S&P 500, por sua vez, avançava 1,01%, aos 5,4 mil pontos.
- O Nasdaq, que reúne ações de empresas do setor de tecnologia, registrava a maior alta: 1,58%, aos 16,7 mil pontos.
Google em alta
Até este momento, o setor que marcava os maiores ganhos no mercado norte-americano era o de tecnologia, com valorização de 0,91%.
As ações da Alphabet, controladora do Google, eram negociadas em alta de 0,66%. A big tech divulga nesta quinta-feira, após o fechamento do pregão, seus resultados financeiros trimestrais.
Guerra comercial
Nessa quarta-feira (23/4), o jornal The Wall Street Journal publicou a informação de que o governo do presidente Donald Trump nos EUA estuda reduzir as tarifas sobre produtos importados da China, de 145% para uma faixa entre 50% e 60%.
A nova mudança de rumo do tarifaço aconteceu um dia depois de o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, ter definido como “insustentável” o conflito comercial em curso com a China.
Segundo o jornal, também estaria em análise uma aplicação escalonada das taxas, semelhante à proposta pelo comitê da Câmara sobre a China, no fim do ano passado.
Nesse caso, seriam aplicadas tarifas de 35% para itens que não representem uma ameaça à segurança nacional dos EUA e de, no mínimo, 100% para os produtos tidos como estratégicos para os interesses norte-americanos.
Nesta quinta, após o encerramento dos negócios no mercado asiático, porta-vozes do governo da China negaram que o país esteja avançando nas negociações com os norte-americanos.