Na noite desta quinta feira (24/4), a assistente Leila Cruz recebeu o seu escudo da FIFA para a temporada de 2025, que será a sua sétima como representante da arbitragem do Distrito Federal na entidade. Ela foi homenageada pela Comissão Distrital de Arbitragem de Futebol (CDAF), antes do treinamento dos árbitros, no Centro de Capacitação Física (CECAF).
Além do presidente da CDAF, Raimundo Lopo, e dos árbitros e assistentes locais, esteve presente também o diretor da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Márcio Coutinho.
O escudo passou de mão em mão entre os presentes. Em homenagem à assistente, Lopo discursou sobre a dedicação de Leila para se manter em alto nível.
“Hoje mesmo chegamos aqui e ela já estava treinando, e com orientação para as meninas, ela é nossa referência, nos ajuda a desenvolver novas árbitras, e é fundamental para a arbitragem do Distrito Federal”, comentou o presidente da CDAF.

Sávio Sampaio, ex-árbitro da FIFA, falou sobre os treinamentos que fez com a colega de trabalho e de sua torcida por ela.
“O escudo da FIFA é muito importante, é o mais alto nível da arbitragem, e hoje estamos muito bem representados pela Leila, que é uma excelente assistente. Treinamos juntos e pude acompanhar o seu desenvolvimento até chegar à elite . Participou de grandes competições pelo mundo, e está em ótima forma técnica e física, e seguirá representando bem o DF”, afirmou.

Mulheres na Arbitragem
Atualmente o Distrito Federal tem três mulheres no quadro da CBF, além de várias outras que atuam no futebol local e buscam chegar à FIFA, assim como Leila. Isabela Vivas está à espera de uma vaga para o Distrito Federal para entrar no quadro da entidade nacional.
Ela comentou sobre a importância de Leila e da sua amizade com as mulheres locais. “Ela nos representa em todo o mundo. Manter o escudo FIFA não é fácil e ela, mesmo com um filho, que teve recentemente conseguiu, é a nossa grande inspiração”, concluiu Vivas.

Homenageada da noite, Leila Cruz falou da importância do escudo e agradeceu pelo apoio de todos.
“É sempre uma emoção em todos os anos receber esse escudo. A emoção é sempre a mesma, ele representa nosso esforço diário. É pela minha família e por todos os companheiros de profissão, represento não só o meu nome mas de todos os colegas, e sou muito grata por todo apoio e por todos que estiveram em meu caminho até hoje”, declarpu a assistente emocionada.
Histórico
Leila Cruz realizou o curso de arbitragem em 2013 e já no ano seguinte iniciou carreira em jogos locais. A estreia da assistente foi no duelo entre Brasília e Formosa, na elite do Candangão.
Chegou em 2015 ao quadro da CBF. Em 2019, entrou pela primeira vez para o quadro da FIFA. Ela participou de diversas competições importantes, sendo a principal delas a Copa do Mundo Feminina, em 2023, na África do Sul.
Em 2024 atuou apenas como AVAR, pois se dedicou ao nascimento do seu primeiro filho. Neste ano, voltou aos gramados no Candangão e foi eleita a melhor assistente da competição, prêmio que já ganhou algumas vezes na carreira.

Confira fotos da carreira de Leila Cruz
Escudos FIFA e homenagem em 2025