O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Roma nesta sexta-feira (25) para acompanhar o funeral do Papa Francisco, que será realizado no sábado (26), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O líder brasileiro desembarcou no Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci por volta das 13h30 (horário local), acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e de uma comitiva oficial.
O voo partiu do Brasil na noite de quinta-feira (24). Esta é a segunda vez que Lula participa de um funeral papal. Em 2005, ele esteve presente na despedida de João Paulo II, também como presidente.
Autoridades brasileiras em Roma
Além de Lula e Janja, a delegação brasileira conta com nomes importantes dos Três Poderes:
- Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)
- Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados
- Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado
A comitiva retorna ao Brasil logo após o fim da cerimônia.
O adeus ao Papa Francisco
O Papa Francisco morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, após sofrer um AVC seguido de insuficiência cardíaca. Desde então, milhares de pessoas passaram pela Basílica de São Pedro para prestar as últimas homenagens.
A cerimônia de selamento do caixão acontece nesta sexta-feira (25) à noite. O momento contará com a presença de oito cardeais. O corpo do pontífice é escoltado pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, junto de um soldado da Guarda Suíça.
Escolha do novo papa
De acordo com o Vaticano, o conclave para escolha do novo papa deve começar no dia 6 de maio. Até lá, os cardeais presentes em Roma se reúnem diariamente para alinhar detalhes sobre o processo de sucessão.
Caso o novo pontífice seja eleito ainda em 2025, será o quarto papa que Lula testemunha durante sua trajetória presidencial.
O post Lula chega a Roma para funeral do Papa Francisco apareceu primeiro em Diário Carioca.