A década de 1990 foi um período curioso para o terror nos cinemas. Foi nessa época que filmes como O Silêncio dos Inocentes (1991), O Mistério de Candyman (1992) e Pânico (1996) chegaram às telonas e logo se tornaram clássicos do gênero. Por outro lado, nem tudo foi um mar de rosas naquele tempo.
- Os 5 piores filmes de terror que você precisa assistir
- 5 melhores filmes de terror trash da Troma
Em meio a diversas produções consagradas, muitos filmes dos anos 1990 não conseguiram repetir o sucesso de seus semelhantes e acabaram se firmando no gênero como grandes fracassos, conquistando uma péssima reputação.
Piores filmes de terror dos anos 1990
Olhando para o lado não tão empolgante da década, o Canaltech selecionou os 6 piores filmes de terror dos anos 1990 para aqueles que são corajosos o bastante para assisti-los. Confira mais detalhes sobre os longas abaixo:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1998)
- O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno (1994)
- Brinquedo Assassino 3 (1991)
- Trolls 2 (1990)
- Alien: A Ressurreição (1997)
- Candyman: Dia dos Mortos (1999)
Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado
Depois do sucesso que Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997) fez entre o público na época de seu lançamento, não demorou muito para que uma sequência chegasse aos cinemas. Intitulado Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, o segundo longa da franquia estreou um ano depois do filme original, mas não conseguiu repetir o feito de seu antecessor.
A sequência acompanha a protagonista do primeiro filme, Julie (Jennifer Love Hewitt), lutando por sua vida em um resort para escapar do assassino do gancho. Usando clichês do gênero sem medo de ser feliz, o longa não agradou o público com suas fracas reviravoltas.
Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado está disponível para aluguel ou compra no Prime Video e Apple TV.
O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno
Considerado um dos piores filmes da própria franquia, O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno não deu orgulho para o terror na década de 1990. Na trama, acompanhamos um grupo de jovens que, após ficarem perdidos em uma estrada deserta, pedem ajuda a uma família cujos membros são psicopatas assassinos.
Dirigido por Kim Henkel (O Massacre da Serra Elétrica 2), o quarto filme da saga do Leatherface tem Matthew McConaughey (Interestelar) e Renée Zellweger (O Diário de Bridget Jones) no elenco, alguns anos antes de se tornarem grandes estrelas de Hollywood. O filme, por sua vez, não é lembrado com carinho pelos fãs da franquia iniciada em 1974 com o clássico de Tobe Hooper.
O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno não está disponível para streaming.
Brinquedo Assassino 3
A franquia do Brinquedo Assassino, mais conhecido como Chucky, é uma das mais populares do gênero de terror, mas sua trajetória no cinema vem sendo bastante irregular desde que o primeiro filme chegou às telonas, em 1998. O terceiro longa é um bom exemplo disso.
Chamado apenas de Brinquedo Assassino 3, o filme é dirigido por Jack Bender (A Hora do Terror) e acompanha o boneco Chucky em mais uma leva de assassinatos em série, dessa vez em um colégio militar. A trama arrastada, porém, não chamou atenção do público, transformando a produção em um fracasso na época.
Brinquedo Assassino 3 está disponível para aluguel ou compra em Prime Video e Apple TV.
Trolls 2
Abrindo a década de 1990 do pior jeito possível, Trolls 2 também é considerado um grande fracasso do terror desse período (e no gênero como um todo). Dirigido por Claudio Fragasso (A Terceira Porta do Inferno), o longa conta a história de uma família que descobre, durante as férias, que toda a cidade é habitada por trasgos disfarçados de humanos que desejam comê-los.
Com péssimas atuações e um desenvolvimento que beira o camp, Trolls 2 não agradou muito o público que estava em busca de uma boa história de horror na época.
Trolls 2 está disponível para aluguel ou compra no Prime Video.
Alien: A Ressurreição
Alien é mais um caso de franquia hollywoodiana que, após o sucesso e a consagração do primeiro filme, lutou para recuperar o prestígio da produção original. Enquanto Alien, o Oitavo Passageiro (1979) teve uma excelente recepção, transformando-se em um clássico do gênero de terror e da ficção científica, Alien: A Ressurreição, quarto longa-metragem da franquia, não repetiu o feito.
Lançado em 1997, o filme é dirigido por Jean-Pierre Jeunet (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain) e conta com uma boa performance de Sigourney Weaver (Avatar), mas isso não foi suficiente para que A Ressurreição conquistasse o público, tornando-se um desperdício de potencial.
Alien: A Ressurreição está disponível para streaming no Disney+.
Candyman: Dia dos Mortos (1999)
Se por um lado O Mistério de Candyman entrou no prestigiado grupo de grandes clássicos do terror, o terceiro longa da franquia, Candyman: Dia dos Mortos, está do lado oposto dessa equação. Estrelado pelo inesquecível Tony Todd (Premonição), o longa acompanha uma série de assassinatos que ameaçam a paz de Los Angeles com a possibilidade do retorno de Candyman.
Além de não acrescentar nenhum tipo de desenvolvimento ao personagem titular, Candyman: Dia dos Mortos reduz a figura a um simples vilão de filmes slasher, usando um roteiro fraco e sem muito brilho.
Candyman: Dia dos Mortos está disponível para streaming no Oldflix.
Leia também:
- 10 filmes trash que você precisa assistir
- 9 filmes de terror com bonecos assassinos
- 12 eventos macabros que aconteceram em filmes de terror
Leia a matéria no Canaltech.