Com uma área de 331.983 km², o Maranhão se destaca como um dos maiores estados do Brasil em extensão. Nesse vasto território, encontramos três biomas principais: Amazônia, Cerrado e Caatinga.
Além disso, o estado possui ricos ecossistemas, como manguezais, matas de cocais e restingas, que são áreas de transição entre diferentes biomas. Há longas distâncias e diversas paisagens – que agora ficarão mais próximas, graças a um amplo programa de revitalização da infraestrutura aeroportuária regional, anunciado pelo Governo do Estado em março de 2025.
Ao todo, 10 aeródromos serão reformados e modernizados para a facilitar o transporte médico de urgência e emergência e dinamizar a economia regional, incentivando setores como o turismo, o agronegócio, o comércio e a indústria.
Nesta fase do projeto, serão contemplados os aeródromos das cidades de Alto Parnaíba, Carolina, Balsas, Pinheiro, Carutapera, Santa Inês, Barra do Corda, Bacabal, Barreirinhas e Colinas.
“Os aeroportos são portas de entrada para o desenvolvimento. Fizemos um mapeamento das necessidades e agora teremos aeroportos em todas as regiões do estado, integrando as diferentes zonas de crescimento e oferecendo soluções de logística e mobilidade.”
Governador Carlos Brandão
Obras anunciadas
Recuperação asfáltica das pistas de pouso e decolagem; nova sinalização horizontal nas pistas de táxi e no pátio de estacionamento de aeronaves; implantação de balizamento noturno para aviação regional; melhorias nos terminais de passageiros e recuperação dos acessos aos aeródromos e das cercas operacionais são algumas das etapas de revitalização já incluídas na ordem de serviço assinada pelo governador.
Todas as diretrizes estão de acordo com regulações do Cadastro Nacional de Aeródromos e atendem às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
“A determinação do governador Carlos Brandão é concluir todas essas obras até o fim do ano”, enfatiza o secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira. “Concluída esta etapa, será regularizado o fluxo aéreo do estado, que passará a contar com toda a infraestrutura necessária para a aviação regional”, completa.
Filipe Marreca, prefeito de Itapecuru-Mirim, também destacou a importância da revitalização dos aeroportos regionais para o desenvolvimento do estado.
“O Maranhão vive uma excelente fase de crescimento no agronegócio e no turismo, setores que também fortalecem o comércio e os serviços nas cidades. Com aeroportos adequados, podemos expandir nossa capacidade de atração de negócios”, afirmou.