A Apple quer transferir, da China para a Índia, a produção de iPhones vendidos nos Estados Unidos. O objetivo da empresa é que a mudança ocorra até o fim de 2026. Com a medida, a empresa tenta se resguardar dos efeitos da guerra comercial, iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Atualmente, a Apple vende perto de 60 milhões de iPhones por ano nos EUA. Desse total, cerca de 80% são produzidos na China.
A mudança de endereço fabril está ligada ao tarifaço de Trump, que já resultou numa perda de US$ 700 milhões em valor de mercado para a Apple, mas também representa um esforço da empresa criada por Steve Jobs em reduzir a dependência em relação às fábricas chinesas.
Nos últimos anos, a Apple tem investido na produção na Índia por meio de parcerias com fabricantes como Tata Electronics e Foxconn, que também mantém plantas na China, nas quais são produzidos os iPhones. O problema é que a empresa ainda depende de fornecedores chineses para a maioria dos componentes necessários para a montagem dos celulares. A ideia, agora, seria acelerar esse deslocamento da fabricação.