Apresentado nessa última quinta-feira (24/4), o desfile do Nordestesse fez parte da programação evento que celebrou a moda nordestina na capital entre os dias 23 e 24 de abril. Apenas com peças autorais, a passarela foi composta por marcas que já participaram do São Paulo Fashion Week.
Vem conferir!

O evento foi realizado na Casa Quadra, na QI 15 do Lago Sul. Para a abertura, no dia 23, foi organizado um almoço com a presença dos designers, convidados e personalidades da moda local e nacional.
Ao todo, foram 14 marcas, incluindo a convidada Milá, única vinda do Rio de Janeiro. Adriana Meira, George Azevedo, Santa Resistência, Cearensy, Matulão, Almacor, Bossa de Maria, Lizzie, Moá, Patu, Tempo, The Morais e Fábio Melo somaram à Nordestesse e disponibilizaram peças para exposição.
“A brasiliense tem um amor especial ao nordeste por questões ancestrais de como a cidade foi formada”, relata a criadora da iniciativa, Daniela Falcão. “Como Brasília é o centro do país, a brasiliense tem uma curiosidade. Ela gosta de saber das coisas, existe uma facilidade para entender novas culturas”, avalia Daniela sobre o interesse da capital na moda nordestina.


Detalhes do desfile
Para o show de moda, cada estilista preparou cinco looks compostos por peças autorais. Entre os acessórios, foram acrescentadas peças da The Morais, com joias feitas à mão e banhadas por metais preciosos, da Matulão com as bolsas estruturadas feitas com materiais naturais como linho e palha, além do couro, e também com as bolsas da Almacor, que trabalha com estampas de artistas extraordinários.
Tendências e técnicas típicas da moda nordestina marcaram presença nos visuais desfilados. O macramê e tricô apareceram para valorizar o artesanato como uma herança para a moda, enquanto as franjas, tecidos de renda e os tons terrosos prestam referência ao cangaço.
Em destaque, a marca Cearensy, da designer Synara Leal, brinca com o famoso top cônico originalmente criado por Jean Paul Gaultier. O acervo, porém, é feito com uma técnica de tecelagem exclusiva da marca. O estilista George Azevedo também se destacou com suas estampas handmade, representando a fauna e flora brasileira, assim como Adriana Meira, que trouxe a essência do cordel nordestino para suas peças.




Sobre o Nordestesse
Fundado em 2021 pela jornalista Daniela Falcão, o Nordestesse é uma plataforma criativa focada na cultura dessa importante região brasileira. Em apoio à moda, design, arte e gastronomia, o projeto carrega os nove estados nordestinos para eventos e festivais realizados ao redor do Brasil.
Confira mais imagens do desfile do Nordestesse em Brasília: