Os chás são aliados importantes da saúde. Com propriedades medicinais, as infusões ajudam em diversos processos do organismo, inclusive no controle da pressão alta, pois têm efeitos relaxantes, anti-inflamatórios e diuréticos.
De acordo com Juliana Andrade, nutricionista do Metrópoles, alguns chás têm compostos que auxiliam na vasodilatação, facilitando a circulação e diminuindo a resistência à passagem do sangue.
Outro benefício das infusões para a pressão alta é a ação diurética, que ajuda a eliminar o excesso de sódio e líquidos do corpo, reduzindo a carga sobre o sistema cardiovascular. “Além disso, o consumo regular de certos chás pode auxiliar no controle do estresse, que é um fator importante na elevação da pressão arterial”, acrescenta a nutricionista.
Melhor chá para pressão alta
Segundo Juliana Andrade, a melhor infusão para quem tem pressão alta é a de hibisco.
“Diversos estudos científicos comprovam que o hibisco tem efeito vasodilatador, ajudando a reduzir a pressão arterial, especialmente em pessoas com hipertensão leve a moderada”, afirma.
“O hibisco contém antocianinas, antioxidantes poderosos que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação. Além disso, o chá apresenta propriedades diuréticas, que ajudam a diminuir o volume de líquidos no corpo e, por consequência, a controlar a pressão”, ressalta a nutricionista.
Além dele, Juliana Andrade recomenda infusões de camomila, valeriana e lavanda. “Têm um efeito calmante e podem ajudar a reduzir o estresse, um dos principais gatilhos da pressão alta.”
Como ingerir chás para diminuir a pressão arterial
A bebida deve ser ingerida de forma moderada para obter os benefícios desejados. De acordo com a nutricionista, é indicado consumir de uma a duas xícaras por dia, no máximo. “O consumo excessivo deve ser evitado, pois o hibisco tem propriedades diuréticas e pode, em grandes quantidades, causar perda excessiva de potássio”, alerta.
As infusões de camomila e lavanda também devem ser ingeridas com moderação. A nutricionista indica o consumo em momentos de relaxamento ou antes de dormir, para melhorar a qualidade do sono e ajudar no controle do estresse.
Apesar disso, os chás são um complemento no tratamento da pressão alta, sendo importante fazer acompanhamento médico, cuidar da alimentação, praticar exercícios e, se for o caso, seguir a medicação indicada pelo médico.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram