O Vaticano divulgou imagens do interior da Basílica de Santa Maggiore, onde o corpo do papa Francisco foi sepultado na manhã deste sábado (26/4). O corpo do pontífice permanecerá em local de acesso público, como pedido por ele, na mesma basílica onde sete pontífices estão enterrados.
Essa etapa do funeral foi reservada a poucos membros da Igreja e a familiares. Kevin Joseph Farrell, cardeal camerlengo, conduziu a cerimônia a portas fechadas.
Confira:
O corpo do papa Francisco foi sepultado na manhã deste sábado (26/4), em Roma, na Basílica de Santa Maria Maggiore, que fica fora do Vaticano. O corpo do pontífice permanecerá em local de acesso público, como pedido por ele, na mesma basílica onde sete pontífices estão enterrados.
Francisco escolheu não ser enterrado nas Grutas do Vaticano, local que costuma receber os restos mortais dos papas e que fica abaixo da Basília de São Pedro, no Vaticano. O papa selecionou a Basílica de Santa Maria Maggiore pela forte conexão com o local.
Nesta semana, o Vaticano divulgou a imagem do projeto do túmulo do papa Francisco. O local, feito de mármore, é escavado no solo, sem decoração, e recebeu apenas a inscrição “Franciscus”.
O funeral começou às 10h do horário local – 5h no horário de Brasília – com a missa exequial na Praça de São Pedro. Em seguida, deu-se início o cortejo fúnebre de papa Francisco pelas ruas do Vaticano. O caixão com o corpo do pontífice saiu da Basílica de São Pedro até a de Santa Maria Maggiore.
A cerimônia de despedida marca o início dos noves dias de luto na Igreja Católia. Com o fim do período, da-se início ao Conclave, que escolherá o novo pontífice.