Vaticano – Donald Trump e Volodimir Zelenski se encontraram neste sábado (26) na Basílica de São Pedro durante as cerimônias do funeral do Papa Francisco. A conversa, considerada “muito produtiva”, durou cerca de 15 minutos e novas reuniões ainda estavam previstas para o mesmo dia, segundo um porta-voz ucraniano.
Fotos divulgadas pelo gabinete de Zelenski mostram os dois líderes frente a frente, sem assessores, em um salão de mármore. Em outra imagem, eles aparecem ao lado do primeiro-ministro britânico Keir Starmer e do presidente francês Emmanuel Macron.
Reunião produtiva e planos para novo encontro
O diretor de comunicações da Casa Branca, Steven Cheung, afirmou que o encontro foi reservado e que mais informações seriam divulgadas em breve. Portanto, a expectativa era de que novas conversas ocorressem ainda no sábado.
Além disso, o momento da reunião chamou atenção porque acontece em meio a negociações delicadas para um possível cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia.
Trump pressiona por acordo de paz
Donald Trump vem pressionando por um cessar-fogo. Na sexta-feira (25), ele afirmou que houve avanços nas conversas entre seu enviado especial e autoridades russas. Portanto, o presidente dos EUA quer uma reunião de alto nível entre Kiev e Moscou.
Contudo, ele advertiu que os Estados Unidos podem abandonar os esforços de mediação caso não haja progresso significativo em breve.
Divergências nas propostas de paz
Documentos obtidos pela agência Reuters mostram diferenças importantes entre a proposta de paz dos EUA e as exigências da Ucrânia e de seus aliados europeus. Entre os pontos mais polêmicos estão:
- Reconhecimento da anexação da Crimeia pela Rússia em 2014
- Suspensão de sanções contra Moscou
- Garantias de segurança para a Ucrânia
- Compensações financeiras para o governo ucraniano
Encontro marca retomada do diálogo direto
Este foi o primeiro encontro direto entre Trump e Zelenski desde fevereiro, quando eles conversaram na Casa Branca. Naquela ocasião, Trump e o vice-presidente JD Vance criticaram o líder ucraniano por “ingratidão” no apoio recebido.
Além disso, houve polêmica porque Zelenski, como de costume, usava roupas militares em vez de traje formal, o que gerou críticas de setores conservadores dos EUA.
Zelenski mantém traje militar em Roma
Desde o início da invasão russa em 2022, Zelenski adotou o uniforme militar como símbolo de solidariedade às tropas. Em Roma, ele manteve o estilo: vestia camisa escura, abotoada até o pescoço, e jaqueta militar, contrastando com os ternos dos demais líderes presentes.
O post Donald Trump e Zelensky se reúnem em funeral do Papa apareceu primeiro em Diário Carioca.