Inscrições para o programa Jovem Senador terminam na 4ª. Saiba mais

As inscrições de estudantes para o programa Jovem Senador e Jovem Senadora 2025 terminam nesta quarta-feira (30/4). As escolas da rede pública interessadas em sugerir candidatos para participar da iniciativa devem selecionar a melhor redação do colégio e enviá-la para a respectiva coordenação regional de ensino (CRE).

O texto escolhido deverá ser transcrito na folha de redação oficial do concurso e anexado à ficha de inscrição – ambas disponíveis no site do programa.

O projeto seleciona estudantes do ensino médio da rede pública para uma experiência dentro do Senado Federal, com o objetivo de incentivar reflexões sobre política, democracia e cidadania.

Este ano, a semana de vivência legislativa será de 18 a 22 de agosto. Ao todo, 27 estudantes poderão participar: um de cada estado brasileiro e um do Distrito Federal. Todos os selecionados serão acompanhados do professor orientador da redação.


Confira o calendário

  • Fim das inscrições: quarta-feira (30/4).
  • Seleção da etapa estadual: 30 de maio.
  • Seleção da etapa Senado: 13 de junho.
  • Anúncio dos vencedores: até 27 de junho.
  • Semana de Vivência Legislativa: de 18 a 22 de agosto.

Os jovens serão selecionados a partir de um concurso para escolha da melhor redação sobre o tema “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente”. O texto precisa ser escrito em sala de aula, ter de 20 a 30 linhas, e seguir as regras do Guia de Redação 2025.

Além disso, para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado em um dos três anos do ensino médio da rede pública de ensino, ter até 19 anos – completos até 31 de dezembro de 2025 – e estar livre no turno em que ocorrerá a semana de vivência legislativa.

As três melhores redações serão selecionadas pela Secretaria de Educação de cada unidade da Federação e encaminhadas ao Senado. A escolha final dos jovens senadores será em 13 de junho, com anúncio dos vencedores no dia 27. O regulamento pode ser conferido neste link.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.