Dois membros do Comando Vermelho (CV) foram denunciados pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ) por participação no atentado à 60ª Delegacia de Polícia (Campos Elíseos), em Duque de Caxias, em 15 de fevereiro deste ano. Os criminosos são Deivid Rodrigues Barreto, conhecido como 2D, e Giliarde Sobescijanski Martins, o Gordinho ou Teleco.
Os dois estão presos temporariamente desde o dia 26 de fevereiro, durante as investigações sobre o atentado à delegacia. Na ocasião, cerca de 15 criminosos fortemente armados com fuzis invadiram a unidade para tentar resgatar os criminosos Rodolfo Manhães Viana, conhecido como Rato, e o braço direito dele, Wesley de Souza do Espírito Santo. Os dois tinham sido presos durante uma operação baseada em informação de inteligência da delegacia atacada.
De acordo com a denúncia do Gaeco/MPRJ, durante a operação que resultou na prisão dos acusados, foram apreendidos celulares que, após análise pela Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Polícia Civil, comprovaram o vínculo direto e funcional de ambos com o CV.
As investigações apontaram que o grupo atuava sob forte intimidação armada, com uso de pistolas, fuzis e granadas. Deivid exercia a função de vigia e informante sobre ações policiais na região, enquanto Giliarde participou de um confronto armado que resultou na morte de quatro traficantes da mesma comunidade.
Eles foram denunciados por associação para o tráfico de drogas, com o agravante do uso de armas de guerra.