Nutri lista 2 sementes com potencial de evitar os picos de glicose

Frutas, chás e iogurte natural estão entre as opções com potencial de evitar os picos de glicose. Conhecida como hiperglicemia, essa condição ocorre quando os níveis de açúcar no sangue sobem rapidamente chegando a um índice acima do normal. Danos a órgãos, como rins, olhos e nervos, e o aumento do risco de doenças cardiovasculares são algumas das consequências do quadro.

Manter uma alimentação equilibrada costuma ser a recomendação dos especialistas para quem deseja se preservar dos picos de glicose. A nutricionista Andrezza Botelho, de São Paulo, explica os benefícios de incluir duas sementes nas refeições — a chia e a linhaça — com a finalidade de evitar o “boom” do açúcar no sangue. “Ambas são ricas em fibras e ômega 3, e também dão saciedade”, cita.

5 imagens

A especialista explica que a alimentação desempenha um papel fundamental no controle da glicemia

A chia tem alto teor de fibras
A linhaça é uma semente oleaginosa, rica em fibras, ômega 3, proteínas, vitaminas e minerais. É considerada um superalimento e pode ser consumida diariamente
A chia traz na composição ômega 3
1 de 5

A nutricionista Andrezza Botelha salienta que consumir chia e linhaça ajuda a evitar os picos de glicose

2 de 5

A especialista explica que a alimentação desempenha um papel fundamental no controle da glicemia

Getty Images

3 de 5

A chia tem alto teor de fibras

Getty Images

4 de 5

A linhaça é uma semente oleaginosa, rica em fibras, ômega 3, proteínas, vitaminas e minerais. É considerada um superalimento e pode ser consumida diariamente

Saúde em Dia/Reprodução

5 de 5

A chia traz na composição ômega 3

Luis Echeverri Urrea/Getty Images

Com relação à chia e à linhaça serem fontes de fibras solúveis, a especialista menciona que esses componentes “formam um gel no estômago capaz de retardar a digestão e a absorção de carboidratos, evitando o pico glicêmico”. Também presente nas sementes, o ômega 3 tem ação anti-inflamatória e melhora a sensibilidade à insulina, o que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, conforme frisa Andrezza.

O consumo das sementes pode ser feito em qualquer horário do dia, segundo a nutricionista. Entretanto, comer chia ou linhaça no período matutino tende a ajudar a controlar os níveis de glicemia ao longo do dia. A quantidade ideal diária varia entre duas colheres de chá ou uma de sopa.

Sementes de linhaça em três colheres brancas - Metrópoles
A especialista frisa sobre os benefícios de comer linhaça pela manhã

Outra dica da especialista em nutrição funcional integrativa envolve comer chia ou linhaça em torno de 15 minutos antes das grandes refeições, como café da manhã, almoço e jantar. “Seguir essa tática ajuda a comer menos e, consequentemente, auxilia na perda de peso”, sustenta. Andrezza Botelho aconselha combinar as sementes com fontes de carboidratos.

“Consumir linhaça ou chia junto de refeições ricas em carboidratos ajuda muito no controle do impacto glicêmico desses alimentos no organismo, especialmente em pacientes com maior predisposição à resistência à insulina e/ou diabetes. Inclusive, as sementes podem ser ingeridas antes das refeições, na forma salpicada na salada. É uma excelente indicação”, aponta.

Andrezza salienta não existir “uma única semente” que seja considerada a melhor para impedir os picos de glicose. “Todas ajudam e muito, contudo, vale destacar o poder da chia e da linhaça”, argumenta.

Foto de colher de chia - Metrópoles
As sementes de chia têm alto teor de fibras e de ômega 3

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.