Alguns bons escritores do mercado acreditam que todas as grandes histórias já foram contadas, e o importante é sempre revitalizar esses contos clássicos e imortais em atualizações para cada nova geração. E é mais ou menos isso que Joe Quesada, conhecido como uma das “lendas” da Marvel Comics, pretende fazer com o lançamento de um selo dedicado a releituras e tramas inspiradas no trabalho de William Shakespeare.
- O legado de Stan Lee, o Shakespeare do século XX
- Novo livro da Marvel adapta filmes dos Vingadores em peças de Shakespeare
Só para situar quem não conhece o trabalho de Quesada, o artista se destacou logo no início de sua carreira nos quadrinhos com excelentes ilustrações e narrativas de heróis da Valiant Comics, a exemplo de Ninjak e Solar, no comecinho dos anos 1990.
Seu ótimo trabalho como capista, arte-finalista e designer de personagens levou-o rapidamente a um convite para colaborar com histórias do Batman. Ao lado de Dennis O’Neil, criou o anti-herói Azrael, que assumiria o posto de maior protetor de Gotham City depois de o Homem-Morcego ter sua coluna partida pelo vilão Bane.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Na Marvel, foi um dos responsáveis pela linha Marvel Knights, que destacou os “heróis de rua” capitaneados por Demolidor, Luke Cage e Jessica Jones. Na virada dos anos 2000, seu trabalho foi reconhecido e Quesada se tornou editor-chefe.
Durante seu período como editor-chefe, a Marvel recuperou os Vingadores como principal franquia e lançou o Universo Ultimate. Quesada lançou os selos MAX, voltado para quadrinhos adultos; e Icon, dedicado aos trabalhos autorais. Ele ficou famoso também por romper a associação com a ultrapassada censura do Comics Code Authority, criando seu próprio sistema de classificação.

Foi nomeado diretor de criação da Marvel Entertainment em 2010 e deixou o cargo de editor-chefe em janeiro de 2011, sendo substituído por Axel Alonso. Em seguida, foi reposicionado internamente como vice-presidente executivo e diretor de criação em outubro de 2019; e, três anos depois, deixou a Casa das Ideias.
Todas essas importantes contribuições credenciam Joe Quesada como uma das “Lendas da Marvel Comics”.
Selo dedicado a Shakespeare com “Hamlet Begins”
Amplamente considerado o melhor escritor que a humanidade já produziu, as obras de Shakespeare têm sido reinterpretadas por mais de 400 anos. Agora, o novo selo Undiscover’d, de Joe Quesada, anuncia que está pronto para trazer adaptações em diversos gêneros.
Disciple, anunciado como uma prequela de Hamlet, será escrito por Quesada e pelo roteirista/diretor/produtor Charles Dorfman, e desenhado por Quesada com arte-final de Wade Von Grawbadger.
“Nosso título de lançamento, Disciple, define o tom de toda a série. Começa com Hamlet ainda menino e serve como uma prequela para a tragédia clássica, oferecendo um novo ponto de entrada no mundo [de Shakespeare]”, adianta Dorfman.
Dorfman enfatizou ainda que todos os livros do selo serão ambientados em “nossa realidade”, uma realidade “reconhecível, mas reimaginada”. O projeto faz parte do grupo Amazing Comics, que é uma colaboração entre Quesada, o Mad Cave Studios e a renomada editora europeia Dupuis. As três empresas trabalharão em conjunto para publicar e distribuir títulos em ambos os lados do Atlântico.

Segundo o anúncio, “as próximas histórias do selo Undiscover’d abrangerão gêneros como ficção científica, terror, ficção policial, guerra e fantasia. Essas histórias podem atravessar gêneros, séculos e — quem sabe — até planetas, mas todas se passam no mesmo mundo: o nosso.”
Talentos famosos como Garth Ennis, J. Michael Straczynski, Ryan Stegman, Christopher Priest e outros se juntam a nomes como o criador e escritor de John Wick, Derek Kolstad, para o selo. Ainda não há data de lançamento para Disciple e os próximos títulos.
Leia a matéria no Canaltech.