Independente da sua relação com cinema, certamente você já deve ter escutado (e muito) o nome de Steven Spielberg por aí. Dono de um currículo de dar inveja a qualquer um, o cineasta foi o grande responsável por emplacar diversos sucessos nas telonas, reformulando o significado de filmes blockbusters para Hollywood com o lançamento de Tubarão (1975), clássico que marcou sua jornada por trás das câmeras.
- Os 10 melhores filmes de Steven Spielberg
- 8 filmes incríveis de ficção científica que são pouco conhecidos
Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida (1981), E.T. O Extraterrestre (1982) e Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993) são apenas alguns dos muitos clássicos dirigidos por Spielberg que marcaram uma geração e, por mais distintos que eles possam parecer, dá para notar que certas temáticas acabam se repetindo ao longo dessas histórias.
Temas comuns nos filmes de Steven Spielberg
Para quem quer se aventurar pela filmografia de Steven Spielberg, o Canaltech selecionou 6 temas comuns que aparecem com frequência nos longas do diretor. Confira mais detalhes sobre os tópicos abaixo:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- A jornada do herói
- Sobrevivência
- Importância da família
- A figura paterna
- Infância
- Extraterrestres
A jornada do herói
Uma das estruturas mais tradicionais da ficção, a jornada do herói é um aspecto recorrente nos filmes de Steven Spielberg. Geralmente associado a histórias de aventura ou fantasia, o modelo pode ser trabalhado de diversas maneiras, e Spielberg já provou que é mestre no assunto.
Nos filmes do diretor, como os de Indiana Jones e E.T. O Extraterrestre, o formato costuma acompanhar a evolução de um protagonista que, no início da trama, vive uma rotina bastante comum, até que, através de uma situação inesperada ou fantástica, ele precisa enfrentar vários obstáculos perigosos para concluir um objetivo.
Sobrevivência
Mais uma temática que constantemente aparece nos filmes de Spielberg é a sobrevivência. Seja enfrentando dinossauros ou uma guerra devastadora, os personagens do cineasta costumam passar por situações extraordinárias e até mesmo dolorosas, mostrando como os seres humanos conseguem ser resilientes em situações adversas.
Alguns exemplos da filmografia de Spielberg que falam sobre o tema são A Lista de Schindler (1993), Guerra dos Mundos (2005) e A Cor Púrpura (1985).
Importância da família
A importância da família também é um tema comum nos filmes de Steven Spielberg. Desde cedo, o cineasta sempre buscou, de uma maneira ou de outra, trabalhar relações familiares dentro de suas histórias, algo que tem relação com a experiência pessoal do diretor.
Filho de pais divorciados, Spielberg passou grande parte de seu amadurecimento enfrentando problemas de relacionamento com a família, principalmente com o pai, o que acabou influenciando dois de seus filmes mais conhecidos: E.T. O Extraterrestre e Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977).
Um filme mais recente do diretor que se debruça sobre essas relações é Os Fabelmans (2022), que ficcionaliza a vida do cineasta para falar de uma família dividida.
A figura paterna
Já que falamos sobre como Spielberg gosta de trabalhar relações familiares em seus filmes, vale mencionar outro aspecto similar que vez ou outra sempre acaba aparecendo nas histórias de sua filmografia: a figura paterna.
Também influenciado por sua vida pessoal, o tema aparece em tramas cuja figura do pai geralmente é representada por um personagem imperfeito e cheio de complexidades. Um exemplo está em Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), filme que explora a complicada relação do protagonista com o pai.
Outros exemplos de como pais complexos aparecem nos filmes de Spielberg são Guerra dos Mundos e Prenda-Me se For Capaz (2002)
Infância
Filmes que tratam dos tempos inocentes da infância também fazem parte da carreira de Steven Spielberg. Ao longo de sua trajetória, o diretor fez sucesso com produções que destacam a perspectiva de crianças, transmitindo todo o encantamento dessa fase da vida para as telonas.
E.T. O Extraterrestre é o filme mais famoso do diretor nesse quesito, mas não fica só por isso. O longa Hook: A Volta do Capitão Gancho (1991) é mais um exemplo de como a temática aparece na filmografia de Spielberg.
Extraterrestres
Sendo um diretor bastante prolífico do gênero da ficção científica, Spielberg adora investigar as possibilidades de vida fora do planeta Terra. Sua filmografia está recheada de projetos que exploram os mistérios do universo, assim como a chance de, em uma noite qualquer, você avistar um disco voador por aí.
Alguns exemplos de como a temática aparece no currículo do cineasta são os filmes Contatos Imediatos do Terceiro Grau, E.T. O Extraterrestre e Guerra dos Mundos.
Leia também:
- 10 filmes de ficção científica que previram tecnologias de hoje
- Jurassic Park e Jurassic World: qual é a ordem certa para assistir à franquia
- 5 documentários sobre vida extraterrestre que todos deveriam assistir
Leia a matéria no Canaltech.