Mondino: Argentina não interferirá em ações judiciais de outro país

A ministra de Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, está em Brasília para uma visita oficial com o objetivo de estreitar as relações bilaterais entre os países. Trata-se da primeira viagem da chanceler ao Brasil desde a posse do presidente Javier Milei, em dezembro do ano passado.

Durante uma declaração à imprensa nesta segunda-feira (15/4), a ministra garantiu que o governo argentino não vai interferir em questões judiciais de outros países.

A fala ocorre após o encontro entre Milei e o bilionário Elon Musk, que recentemente travou um embate contra a Suprema Corte brasileira. O presidente argentino prometeu ajudar Musk nos processos que ele responde perante a Justiça brasileira. Milei não detalhou, porém, como pretende fazer isso.

“As questões judiciais são próprias de cada país. O governo argentino jamais vai interferir em processos democráticos ou processos policiais de cada país. Nós somos defensores da liberdade de expressão para todos”, disse a ministra.

Na semana passada, Elon Musk, dono da rede social X, ameaçou descumprir medidas judiciais e reativar perfis derrubados por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Agenda de Mondino

A chanceler argentina se reuniu, na manhã desta segunda (15/4), com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Na ocasião, os dois trataram do fortalecimento do Mercosul e da integração regional, e discutiram a ampliação de acordos comerciais.

Mondino também teve agenda com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, na qual foram debatidos temas de interesse em comum. Durante a conversa com a imprensa, a ministra argentina também manifestou o desejo de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Milei possam se encontrar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.