A Red Eléctrica, operadora espanhola responsável pelo abastecimento de energia elétrica, informou, nesta segunda-feira (28/4), que está “começando a recuperar a tensão no norte e no sul da península, o que é fundamental para atender gradualmente o fornecimento de energia elétrica”.
Várias localidades de Portugal, Espanha e Itália registraram um “apagão geral” no início desta segunda, deixando moradores sem energia elétrica e sinal de celular, além de paralisar aeroportos e transportes viários.
“É um processo que envolve a energização gradual da rede de transmissão à medida que os grupos geradores são conectados. Continuamos trabalhando para restabelecer o fornecimento”, escreveu a companhia no X.
A operadora espanhola acrescentou que “planos de restauração do fornecimento de energia foram ativados em colaboração com empresas do setor após a queda de energia na península. As causas estão sendo analisadas, e todos os recursos estão sendo dedicados para resolvê-las”.
Segundo o jornal espanhol El País, ainda não há uma explicação oficial para as quedas de energia, no entanto, nenhuma opção foi descartada, incluindo a possibilidade de um ataque cibernético. Os governos da Espanha, Itália e Portugal investigam a causa do apagão.
Relatos nas redes sociais indicam falta de energia em diversas cidades portuguesas, entre elas Lisboa. Na Espanha, há registros de falta de luz em cidades como Madrid e Barcelona.