São Paulo — A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de passagem de uma frente fria que trará chuvas para todo o território paulista desde as primeiras horas desta segunda-feira (28/4). De acordo com o órgão, a chuva virá na forma de tempestade em algumas regiões, com queda de raios e ventos fortes.
Segundo os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, haverá condição para acumulados significativos, principalmente na região metropolitana da capital e no litoral norte, a partir do período da tarde.
Na demais regiões do estado também haverá risco de ocorrência de temporais, mas de forma mais localizada e sem acumulados elevados.
A partir de terça-feira (29/4), uma massa de ar seco afastará as chuvas da região e provocará a diminuição das temperaturas. Há potencial para garoa entre a madrugada e o início da manhã e no fim da tarde e noite.
A quarta-feira (30/4) começa com muitas nuvens e possibilidade de chuviscos na madrugada. No decorrer do dia, o sol aparece entre muitas nuvens e a temperatura apresenta leve elevação.
Deslizamentos de terra
A Defesa Civil afirma que moradores de encostas devem ficar atentos aos sinais de deslizamentos de terra, uma vez que o solo está encharcado após as chuvas recentes.
Rachaduras nas paredes dos imóveis, água barrenta descendo pelo morro, postes e árvores inclinados são exemplos que devem chamar a atenção e que exigem evacuação imediata do local.
Durante as chuvas intensas, é recomendado não ficar ao lado de árvores ou estruturas metálicas frágeis, tampouco atravessar ruas alagadas.