Durante o anúncio dos resultados da Tesla no primeiro trimestre de 2025, Elon Musk afirmou que a empresa está se preparando para lançar o seu serviço de táxi autônomo até junho deste ano na cidade de Austin, Texas (EUA).
- Tesla tem redução de 71% no 1º trimestre e vê BYD expandir ainda mais
- Carros da Tesla dirigem da fábrica ao Porto sem motorista; assista
Pensando neste planejamento, a fabricante de carros elétricos expandiu os testes de seus robô táxis para seus funcionários em Austin.
Imagens dos testes foram publicadas pela empresa na rede social X (ex-Twitter), mostrando a utilização do serviço através de um aplicativo próprio, além da corrida completa feita pelo carro autônomo. No vídeo, é possível ver a troca de passageiros diversas vezes, mostrando que o teste está sendo feito por vários funcionários da Tesla.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
FSD Supervised ride-hailing service is live for an early set of employees in Austin & San Francisco Bay Area.
We’ve completed over 1.5k trips & 15k miles of driving.
This service helps us develop & validate FSD networks, the mobile app, vehicle allocation, mission control &… pic.twitter.com/pYVfhi935W
— Tesla AI (@Tesla_AI) April 23, 2025
Em resposta ao vídeo publicado no X, Elon Musk afirmou que a Tesla está “preparando-se para a condução autônoma e sem supervisão”.
Essas validações de produto, segundo a montadora de carros elétricos, têm como principal objetivo desenvolver e melhorar os serviços, como o aplicativo, que terá funcionamento semelhante ao da Uber, o software de direção autônoma e alocação de veículos. Já foram realizadas mais de 1.500 viagens, completando 24.000 km de condução.
Esse plano piloto, apesar de já ser considerado e chamado pela Tesla como serviço de táxi autônomo, ainda necessita de uma pessoa a bordo para supervisionar a viagem. O motorista de segurança se mantém presente para intervir em diversas situações, como por exemplo uma falha do sistema de direção.
A Tesla planeja desenvolver uma nova versão de seu software, com um sistema de direção autônoma ainda mais avançado, para abandonar a necessidade de um motorista de segurança nos carros. O carro seguirá sob supervisão, claro, mas de forma remota.

Quando a Tesla lançará seu novo serviço de táxis autônomos?
Na Califórnia, o serviço já foi aprovado para o início dos testes com passageiros. Primeiro, apenas funcionários da empresa serão transportados, para em seguida expandir para o público.
Em Austin, as coisas estão mais avançadas. O serviço já está em validação dos funcionários da montadora de veículos. O plano da Tesla é abrir as viagens para o público geral em junho de 2025, com 10 a 20 modelos do Model Y. Porém, a empresa segue conversando com a cidade sobre questões de segurança.
Apesar de ser uma novidade para a Tesla, o serviço de táxis autônomos já existe nos Estados Unidos, inclusive na cidade de Austin, e é realizado pela Waymo. A empresa já oferece até carros totalmente autônomos, sem necessidade de motoristas de segurança. Em 2024, a marca contava com mais de 700 veículos em sua frota.
Leia também:
- Carros elétricos da Tesla: veja a lista completa de modelos
- Cybertruck: 5 polêmicas que marcaram o 2024 da picape da Tesla
Vídeo: Tesla do Século Passado: Os Táxis Elétricos de Nova York e Londres em 1897 | Por que sumiram?
Leia a matéria no Canaltech.