Android 16 vem aí? Google marca evento especial sobre o sistema em maio

O Google anunciou nesta segunda-feira (28) o evento “The Android Show: I/O Edition”, programado para ir ao ar no dia 13 de maio, uma semana antes da conferência anual Google I/O. A apresentação deve trazer novidades sobre o Sistema do Robozinho, incluindo uma prévia do possível Android 16.

  • O que esperar do Android 16? Veja os novos recursos e previsões
  • Como o Android evoluiu a cada versão | Todas as gerações

O trailer destaca o Presidente do Ecossistema Android no Google, Sameer Samat, e promete “as últimas inovações do sistema Android na preparação para o Google I/O”. 

Não existem detalhes adicionais, mas é provável que o evento traga as principais novidades da próxima geração do Android, enquanto a apresentação principal do Google I/O poderia focar no Gemini e em outras novidades da empresa no setor de IA. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Vale lembrar que a inteligência artificial foi o grande ponto focal das duas últimas edições da conferência do Google, então o vídeo pode ser uma estratégia da empresa para chamar a atenção para o sistema operacional.

 

Quando e como assistir ao The Android Show: I/O

O evento será transmitido no dia 13 de maio de 2025, às 14h (horário de Brasília), no canal oficial do Android no YouTube (https://www.youtube.com/@android).

O Google I/O, por sua vez, começa no dia 20 de maio e também terá transmissão no YouTube da companhia.

O que esperar do Android 16?

O novo Android deve trazer mudanças visuais no sistema, impulsionado por uma nova versão do Material Design 3, o conjunto de diretrizes de design para ícones e telas da plataforma. 

A empresa já até reservou uma sessão no I/O sobre o novo padrão de UX design, chamado Material 3 Expressive. Além disso, o sistema deve contar com novidades para agrupar notificações e melhorar a divisão da tela em tablets.

O site Android Headlines também aponta que o Google deve usar um sistema de “bolhas” para abrir apps no Android 16: diferente do modo de tela dividida, o recurso permitiria abrir aplicativos em bolhas flutuantes na tela para usar mais de uma ferramenta ao mesmo tempo.

Leia também:

  • Como atualizar o celular para a One UI 7
  • Quais celulares terão seis anos de Android atualizado?
  • 15 novidades do Android 15

VÍDEO:

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.