Uma das notícias que protagoniza as manchetes de todo o mundo nesta segunda-feira (28/4) é o apagão que atingiu Portugal e Espanha, além de partes da França. O incidente, que deixou milhões de pessoas sem luz e gerou caos em cidades dos países da península ibérica, rendeu críticas ao rei Felipe VI.
À frente do Palácio de Zarzuela — sede da monarquia espanhola —, o rei Felipe apareceu em uma postagem no perfil oficial do Instagram da Casa Real da Espanha ao lado do presidente da República do Chipre, Nikos Christodoulides. A reunião entre os chefes de Estado ocorreu em Madri, nesta segunda-feira (28/4).
“O rei se encontrou esta tarde no Palácio da Zarzuela com o presidente da República de Chipre, Nikos Christodoulides, por ocasião de sua visita de trabalho à Espanha. Ele também inaugurou o Fórum Internacional Invest in Spain Summit em Madri esta manhã”, destacou a Casa Real na legenda da publicação.
Segundo a imprensa, o apagão começou por volta de 12h, no horário local (às 7h pelo horário de Brasília). Na postagem sobre a agenda do rei Felipe, alguns seguidores reclamaram da falta de luz nos comentários e exigiram uma ação do monarca. “Estamos sem eletricidade, xoxo [beijos e abraços, em tradução livre]”, escreveu uma internauta.

“E o que está acontecendo é que eles não informam nada, metade da Europa está sem eletricidade”, citou outro seguidor. Um terceiro enviou: “Muito bom, mas a luz, que piada”. Uma internauta perguntou se o rei Felipe “tinha luz” quando recepcionou Nikos Christodoulides no Palácio de Zarzuela.
“Felipe, ‘bonitão’, vamos ver se a gente se recompõe e dá um trabalho para o governo, estamos sem energia há quatro horas”, frisou mais uma seguidora. O que se sabe, até então, é que um fenômeno atmosférico raro — conhecido como vibração atmosférica reduzida — desencadeou o apagão na Europa.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.