O governo de Portugal garantiu que todas as operações essenciais estão asseguradas à população durante o apagão geral que afeta boa parte do país. A interrupção generalizada do fornecimento de energia elétrica atingiu Portugal e Espanha por volta das 11h desta segunda-feira (28/4), no horário local.
Em nota oficial publicada no X, o governo português pediu que os cidadãos afetados pelo apagão mantenham a tranquilidade e comecem a gerir os recursos de “forma responsável”, evitando “consumos desnecessários”.
Veja comunicado oficial:
O que se sabe até agora
- Espanha e Portugal enfrentam um apagão geral nesta segunda-feira (28/4), desde as 11h no horário local (por volta das 7h no horário de Brasília).
- A falta de energia afeta trens, linhas de metrô e aeroportos internacionais nos dois países.
- Inicialmente, autoridades portuguesas haviam relacionado o apagão a um ciberataque, o que foi desmentido pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa.
“O Sistema de Segurança Interna garante que todas as operações essenciais estão asseguradas e apela à população para manter a tranquilidade, gerir recursos de forma responsável e evitar consumos desnecessários”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falou com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e garantiu que a União Europeia vai apoiar Portugal no restabelecimento da rede elétrica.
Investigação
As autoridades continuam trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia e investigar as causas do incidente. A expectativa é de que a normalização ocorra nas próximas horas. As autoridades espanholas e portuguesas estão investigando as causas do apagão.
Informações preliminares sugerem que uma falha na rede elétrica espanhola, possivelmente relacionada a fenômenos atmosféricos raros, como variações extremas de temperatura, pode ter desencadeado o problema. Os governos dos países afetados tentam descobrir as causas do apagão.