A energia elétrica está sendo parcialmente restaurada em algumas cidades de Portugal e Espanha, após o apagão geral que afetou alguns países da Europa. Em comunicado oficial publicado nas redes sociais na tarde desta terça-feira (28/4), o governo português informou que a ligação da energia está acontecendo gradualmente.
A operadora de energia da Espanha, Red Eléctrica, afirmou que 48% da demanda de energia já foi recuperada no país. Em algumas das maiores cidades do país, como Barcelona, a energia já retornou. O restabelecimento de energia na Espanha, segundo a empresa, pode levar de 6 horas a 10 horas.
Em Lisboa e Braga, relatos apontam que o fornecimento de eletricidade foi restabelecido por volta das 21h (horário local).
“A Proteção Civil enviou uma SMS à população, informando que a ligação da energia está a decorrer de forma gradual e apelando à serenidade para garantir os serviços essenciais e a normalização da situação”.
O que se sabe até agora
- Espanha e Portugal enfrentam um apagão geral nesta segunda-feira (28/4), desde as 12h30, no horário local (por volta de 7h30 no horário de Brasília).
- Partes da França foram brevemente afetadas, mas não por muito tempo.
- A falta de energia afeta trens, linhas de metrô e aeroportos internacionais nos dois países.
- Inicialmente, autoridades portuguesas haviam relacionado o apagão a um ciberataque, o que foi desmentido pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa.
- Segundo a operadora de redes energéticas REN, de Portugal, a interrupção no fornecimento de energia elétrica no país é resultado de interrupção no serviço de fornecimento de energia. A empresa não divulgou a causa.
- A operadora de energia portuguesa ainda confirmou um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falou com o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e garantiu que a União Europeia vai apoiar Portugal no restabelecimento da rede elétrica.
Investigação
As autoridades continuam trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia e investigar as causas do incidente. A expectativa é de que a normalização ocorra nas próximas horas. As autoridades espanholas e portuguesas estão investigando as causas do apagão.