A seleção brasileira já tem um novo comandante para o próximo ciclo, visando a Copa do Mundo de 2026. Carlo Ancelotti, um dos técnicos mais respeitados do futebol mundial, será o responsável por levar o Brasil às Eliminatórias e, posteriormente, à maior competição de seleções. A informação foi confirmada pelo jornalista Fabrizio Romano, especialista em mercado da bola, e também pelo jornal espanhol Marca.
Ancelotti será apresentado oficialmente após o acordo com a CBF, que já espera sua chegada na primeira semana de junho, quando a seleção se reunirá para a Data Fifa, que acontece entre os dias 2 e 10. Os jogos contra Equador (dia 5) e Paraguai (dia 10), válidos pelas Eliminatórias, marcarão a estreia do novo técnico.
A expectativa é que o contrato de Ancelotti com a seleção brasileira se estenda até 2026, período durante o qual o Brasil se prepara para a Copa do Mundo, que será realizada de forma conjunta nos Estados Unidos, Canadá e México. Embora o acerto com a CBF tenha sido firmado, o treinador ainda precisa resolver sua saída do Real Madrid, que, embora tenha vínculo até 2026, parece estar com um ciclo de Ancelotti prestes a se encerrar. O clube espanhol já estaria em busca de um substituto para o técnico italiano, e o nome de Xabi Alonso, do Bayer Leverkusen, é apontado como o favorito.
A CBF já vinha trabalhando nas negociações com Ancelotti desde 2023, mas a crise política interna que resultou no afastamento de Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, fez com que o treinador optasse por renovar seu contrato com o Real Madrid. Com a demissão de Dorival Junior e o crescente descontentamento do clube espanhol com Ancelotti, a CBF retomou as conversas, que ganharam força após a derrota do Real Madrid para o Barcelona na Copa do Rei e o discurso de que o ciclo de Ancelotti no clube merengue poderia estar chegando ao fim.
A negociação também contou com a intermediação do empresário Diego Fernandes, da 8 Partners, que tem sido um facilitador entre o treinador e a CBF. Apesar das especulações, a CBF negou que Fernandes tenha sido um intermediário oficial da negociação. No entanto, fontes indicam que o empresário foi indicado pelo pai de Neymar, facilitando o contato entre as partes.
BREAKING: Carlo Ancelotti and Brazil have reached an agreement in principle for the Italian to become Seleçao head coach for the World Cup 2026.
Deal valid from June, NOT after Clubs World Cup.
Real Madrid and Ancelotti would part ways nicely with formal steps needed next. pic.twitter.com/w0KuNqvMEj
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) April 28, 2025