Moradores da Espanha e de Portugal comemoraram a volta da energia elétrica após um apagão massivo que atingiu ambos os países nessa segunda-feira (28/4). Imagens divulgadas nas redes sociais mostram pessoas celebrando com gritos, palmas e assobios.
Entenda
- Espanha e Portugal enfrentaram um apagão geral nessa segunda-feira (28/4), desde as 12h30, no horário local (por volta de 7h30 no horário de Brasília).
- Partes da França foram brevemente afetadas, mas não por muito tempo.
- A falta de energia afetou trens, linhas de metrô e aeroportos internacionais nos dois países.
- Inicialmente, autoridades portuguesas haviam relacionado o apagão a um ciberataque, o que foi desmentido pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa.
A eletricidade foi quase totalmente restabelecida nesta terça-feira (29/4) na Espanha e em Portugal. Veja a comemoração da população:
No vídeo, é possível ver moradores da Espanha e de Portugal comemorando, com palmas, assobios, risadas e gritos, a volta da energia elétrica.
Nesta terça, por volta das 6h da Espanha, 1h em Brasília, 99,16% do fornecimento de energia elétrica havia sido restabelecido no país, segundo o operador da rede REE. Em Portugal, cerca de 6,2 milhões de residências já contavam com energia durante a madrugada, de um total de 6,5 milhões, conforme informaram as autoridades, segundo o RFI, parceiro do Metrópoles.
A falta de energia atingiu trens, linhas de metrô e aeroportos internacionais em ambos os países.
Investigação
O Tribunal Superior da Espanha anunciou, nesta terça, que abrirá investigação para verificar se o apagão ocorrido no país foi um ato de “sabotagem cibernética”, o que poderia ser qualificado como “crime terrorista”, por se tratar de um ataque contra “a infraestrutura crítica espanhola”.
O juiz do Tribunal da Espanha, José Luis Calama, afirmou que iniciará os procedimentos preliminares para a investigação. Em seguida, o juiz pediu que fossem elaborados relatórios no prazo improrrogável de dez dias, indicando “a causa ou as causas que motivaram o apagão”.