O sueco Vitor Gyokeres, do Sporting, marcou quatro gols na vitória por 5 x 0 diante do Boavista, pela 31ª rodada do Campeonato Português. O feito colocou o atacante na liderança pela Chuteira de Ouro da temporada. O egípcio Mohamed Salah era o dono do posto.
Apesar disso, Gyokeres tem dez gols a mais do que Salah. São 38 tentos do jogador do Sporting e 28 do atacante do time inglês. Porém, pela medida adotada pela organização, o sueco tem 57 pontos, enquanto Salah surge com 56 de pontuação.
O critério para pontuação na competição é de acordo com gols marcados em campeonatos nacionais. Além disso, a UEFA determina que pesos diferentes de acordo com a dificuldade dos torneios. Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália têm peso 2. Enquanto isso, ligas como a de Portugal, onde joga Gyokeres, tem peso 1,5.
Em comparação, no Campeonato Português, o vice-artilheiro da competição é Vangelis Pavlidis, do Benfica, com 18 gols, vinte a menos que o sueco na temporada.
Confira o ranking da chuteira de ouro
- Vitor Gyokeres – 57 pontos – 38 gols
- Mohamed Salah – 56 pontos – 28 gols
- Robert Lewadowski – 50 pontos – 25 gols
- Harry Kane – 48 pontos – 24 gols
- Mateo Retegui – 48 pontos – 24 gols
- Kylian Mbappé – 44 pontos – 22 gols
Como a disputa está bastante acirrada, um outro critério de desempate entra em cena. Caso Gyokeres e Salah terminem a temporada com os mesmos números, vence a disputa o jogador com menos minutos em campo. Se ainda assim terminarem empatados, o prêmio é dividido.