A cidade de Rockport, localizada no litoral de Massachusetts (EUA), vem sofrendo com vandalismo veicular nos últimos dias — mas, provavelmente, não da forma que você deve estar imaginando.
- Fiat Panda mais baixo do mundo tem 59 cm e motor de cortador de grama
- Jetsons da vida real? Carro voador com rodas impressiona; assista
O suspeito já foi visto diversas vezes pelas vítimas, e é descrito sempre com uma “roupa” preta e branca, além de um chapéu vermelho. E o mais curioso: ele mede menos de 1 metro de altura.
O “vândalo” nada mais é do que um pica-pau-bico-de-marfim, que parece estar muito estressado em seu período de cio e decidiu destruir os retrovisores de toda a cidade. Esta espécie, aliás, foi usada como inspiração para o famoso desenho animado “Pica-Pau”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A moradora de Rockport, Janelle Favaloro, foi quem avistou a ave danificando seu carro. Ela contou à revista estadunidense People que flagrou o pequeno animal e logo compartilhou em um grupo do bairro no Facebook.
Rapidamente se tornou algo viral no bairro, com comentários de outros vizinhos afirmando que também tiveram os retrovisores de seus carros quebrados. Já foram mais de 25 carros dainificados. “Aí percebemos que ele estava basicamente vasculhando todo o topo da colina onde moramos. É bem arborizado aqui em cima, então ele reivindicou este lugar como seu”, contou a mulher.
Além dos retrovisores, o pica-pau tem destruído qualquer coisa reflexiva na cidade. A explicação para isso é clara: ao ver sua imagem no espelho, o animal ataca pensando ser outra ave invadindo seu território.
“Esta época do ano é a temporada de acasalamento, então todas as aves, não apenas os pica-paus-bico-de-marfim, mas todas as aves, estão entrando em uma exibição de cortejo territorial muito agressiva”, disse Ron Magill, Diretor de Comunicações do Zoológico de Miami, ao Today.
Provavelmente, os moradores da cidade de Rockport sofrerão por mais alguns meses com ataques de pica-pau, já que o período de acasalamento do animal dura até junho. Ao menos os vizinhos têm sido criativos na proteção de seus espelhos, de acordo com Janelle. Segundo ela, eles estão utilizando diversos objetos para cobrir os retrovisores, como sacolas e cachecóis.
Leia também:
- Seguro precisa pagar carro roubado fora do lugar de pernoite?
- Chapolin: como funciona o controle que bandidos usam para roubar carros
Leia a matéria no Canaltech.