

Cidades vizinhas de SC estão entre as que menos têm ruas pavimentadas e calçadas no país – Foto: Reprodução/Prefeitura de São Bento do Sul/ND
São Bento do Sul e Rio Negrinho, no Planalto Norte catarinense, aparecem em uma lista que aponta as cidades que têm menos ruas pavimentadas e calçadas em todo o país. Os dados, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram levantados pelo Censo 2022 e publicados em 17 de abril.
Segundo a pesquisa “Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios”, os municípios de São Bento do Sul e Rio Negrinho aparecem juntos na sexta colocação do ranking dos menores percenturais de pavimentação em vias.
Isso significa que apenas 53,9% dos moradores das cidades vivem em vias pavimentadas, seja com pavimento asfáltico, intertravado ou concreto.
Atualmente, as duas cidades abrigam 122.538 moradores – 83.277 em São Bento do Sul e 39.261 em Rio Negrinho. Os dados revelados pelo IBGE mostram que cerca de 66 mil pessoas moram em vias não pavimentadas.
Calçadas e acessibilidade
O Censo 2022 também constatou que as cidades estão em primeiro lugar na lista das que menos possuem calçadas ou passeios. Apenas 45,9% das ruas dos municípios estão equipadas com os caminhos.
O que dizem as administrações municipais
Procurada pelo portal ND Mais, a Prefeitura de São Bento do Sul afirmou que as informações divulgadas pelas IBGE foram coletados no início de 2022, “logo após o período mais crítico da pandemia e ainda no começo da atual gestão.”
De acordo com a administração, desde então, a cidade passou por importantes avanços, que incluem, aproximadamente, 80 quilômetros de vias pavimentadas nos últimos três anos.
“O índice de pavimentação no perímetro urbano saltou de 35% (em 2021) para 50% em 2025, de acordo com dados da Secretaria de Planejamento Urbano. Atualmente, São Bento do Sul conta com 236,5 km de vias pavimentadas, o que representa 50,9% do total no perímetro urbano”, afirma a prefeitura.
Já com relação às calçadas, a prefeitura informa que, conforme o Código de Obras Municipal, a responsabilidade pela construção e manutenção é dos proprietários dos imóveis.
“Ainda assim, a Prefeitura mantém um trabalho ativo de notificação e fiscalização, com os seguintes números: 1.042 notificações emitidas em 2023; 876 notificações em 2024; e 295 notificações até abril de 2025 Além disso, a Prefeitura executou diretamente mais de 15 quilômetros de calçadas, priorizando regiões com maior circulação e necessidade de acessibilidade”, esclarece.
A reportagem também entrou em contato com a Prefeitura de Rio Negrinho, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.
Dados do Brasil sobre ruas pavimentadas
Em todo o país, foram contabilizados 154.147.991 moradores que residem em vias pavimentadas, o que equivale a 88,5%. Já o número de habitantes que vivem em ruas não pavimentadas chega a 19.527.476.
De acordo com o IBGE, 340.965 setores censitários foram selecionados para a pesquisa. Com características urbanas, 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Estadual de Fernando de Noronha e do Distrito Federal, participaram do levantamento.