Durante sessão na Câmara Municipal do Recife, os vereadores Gilson Filho (PL) e Thiago Medina (PL) ironizaram a amputação do dedo mindinho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O vídeo, gravado na última terça-feira (29), mostra os parlamentares fazendo piadas de cunho sexual sobre o acidente de trabalho que Lula sofreu em 1964.
A vereadora Liana Cirne (PT) denunciou o caso ao compartilhar o vídeo nas redes sociais, criticando a postura dos colegas e destacando a incoerência entre o discurso cristão de Gilson Filho e suas atitudes.
Vereadores fazem piada durante sessão
No vídeo, Gilson Filho questiona de forma sarcástica: “Eu nunca vi, até hoje, alguém levar uma facada fake. Agora, perder o dedinho para se aposentar…”. Thiago Medina responde prontamente: “Eu já vi”. Em seguida, ambos perguntam, em tom jocoso, “onde foi parar o dedo que Lula perdeu”, dirigindo-se ao vereador Felipe Alecrim (Novo), que ri, mas evita responder.
Repercussão nas redes sociais
A vereadora Liana Cirne compartilhou o vídeo original postado por Gilson Filho, afirmando: “Tive o desprazer de ver um vídeo de vereadores aqui do Recife rindo do acidente de trabalho que decepou o dedo de Lula”. Ela criticou a postura dos colegas, destacando a incoerência entre o discurso cristão de Gilson Filho e suas atitudes.
Histórico do acidente de Lula
O presidente Lula perdeu o dedo mindinho da mão esquerda em 1964, enquanto trabalhava como torneiro mecânico na metalúrgica Independência, em São Paulo. Em entrevistas, ele já relatou o ocorrido com bom humor, mencionando a decisão do médico de amputar o dedo sem considerar outras opções.
Interesse público pelo episódio
Em outubro de 2022, durante o segundo turno das eleições presidenciais, as buscas por “como Lula perdeu o dedo” aumentaram significativamente no Google, demonstrando o interesse público pelo episódio que marcou a vida do ex-sindicalista.
O post Bolsonaristas lançam fake news de que “Lula arrancou dedo para se aposentar” apareceu primeiro em Diário Carioca.